sobre a eleições — e será só isso

não voto no alckmin, não gosto do PSDB. sempre votei no PT, estou puta da vida com as palhaçadas do partido, mas por um motivo bem simples e direto: eu realmente achava que o PT era diferente dos outros partidos. descobri que é igualzinho, e isso é triste. por outro lado, a única diferença pra mim é que agora o PT tem os mesmos problemas que todos os outros partidos. não caio mais nesse papo de “nós não somos corruptos” de partido nenhum, minha porção de inocência nesse quesito já era. nós somos, eles são, é assim que é. pelo menos por enquanto. e sim, eu voto e votei no lula e no suplicy. e votei na legenda do PV para deputados (estaduais e federais). por que PV? porque eu acredito em posicionamento partidário e um partido que se preocupa com a ecologia é interessante. gostaria de tê-los no poder e ver o que dá. isso se chama boa fé, que eu ainda não perdi.

**

sim, eu acredito que as coisas vão mudar, aliás, eu vejo que muita coisa já mudou. mas esperar e acompanhar essa mudança é lento, chato, irritante e decepcionante. continuarei votando e, aqui no meu microuniverso, tentando fazer as coisas mudarem. principalmente no que diz respeito à ética e honestidade, cuja falta não é exclusividade de políticos, definitivamente. mas isso é tão óbvio que eu fico sem graça de chamar a atenção das pessoas a este fato, até porque ninguém quer se olhar no espelho. é compreensível, dada a imagem que vai aparecer.

**

faça-se uma pergunta: quão íntegro você é? qual é seu grau de corruptibilidade? o quanto você tira vantagem das coisas, quando possível? você sonega impostos (pense bem nessa)? depois de pensar bastante nisso, pense também o quanto do seu tempo você dedicou à escolha dos seus deputados, vereadores e senadores. aproveite e olhe um pouco mais adiante: qual é a resposta a essas perguntas no que diz respeito aos seus amigos e família? qual é o perfil das pessoas desse país e o quanto o nosso governo reflete o que realmente somos?

essas respostas, se sinceras, não são muito agradáveis.

**

e antes que alguém venha aqui me xingar ou desqualificar por conta das minhas escolhas ou opiniões, vamos lá: sou uma mulher de 34 anos, bastante inteligente, estudada e formada (em exatas, humanas e outras coisas mais) e razoavelmente politizada (isso é difícil de medir, mas vá lá). dizer que quem vota no lula é ignorante ou burro e me colocar nessa caçamba é um argumento fraquinho, então deixa ele pra lá. o zé diz algumas coisas sobre essa opção no blog dele que são muito interessantes e com as quais concordo quase sempre, recomendo a leitura. isso se você quiser mesmo pensar/conversar sobre opção política como um sonho de ter um país melhor. se você quer só bater boca, procure outra pessoa.

**

tenho e sempre tive sonhos de viver num país do qual possa me orgulhar, além de amar (e eu amo). vejo hoje um país melhor que há 10 anos; e é também melhor hoje que há 5 anos. apesar dos pesares acho que vai melhorar mais ainda, desde que cada um faça sua parte, mas isso leva muito tempo, deve ser medido em dezenas de anos. qualquer um que estudou um pouco de história devia se tocar disso. depois de tantos anos de ditadura, opressão, falta de informação e formação de consciência política, demora pras pessoas perceberem que política não se faz com panfletos e partidos somente, que cidadãos são imprescindíveis. hoje somos apenas votadores e reclamadores de botequim; os cidadãos estão se formando ainda, nascendo, por nascer. talvez o dia em que o brasil for um país realmente de dar orgulho eu já não esteja mais aqui. não faz mal: estou fazendo a minha parte.

**

fica um recado, e esse é o único: faça a sua parte. seja consciente na vida, seja consciente quanto escolher seu presidente, mas seja mais consciente ainda quando escolher os caras que de fato mandam na máquina do estado — os deputados e senadores. a gente pode colocar até jesus cristo himself de presidente: se a corja que aprova/reprova coisas não mudar, nada muda, entende?

**

e tem o óbvio: seja legal e decente você mesmo, não entre nessa palhaçada de mau gosto que virou a campanha política, debates e horários eleitorais. as pessoas têm prazer em ver humilhação, briga, baixaria, falta de educação. se o debate ou a campanha fossem simplesmente sérios e mostrassem projetos, as pessoas não assistiriam e achariam uma merda. como cidadãos, somos todos bons pivetes delinqüentes que querem ver a cor do dinheiro e o sangue espirrando. tenhamos compostura nós também! eu digo um não bem gigante a essa cultura do escândalo e da falta de compostura e educação. isso inclui a doença de acompanhar detalhes sórdidos da vida de celebridades. é nojento.

**

mas isso é tudo pra próxima vez. lula ou alckmin como presidente não me incomodam, embora eu ainda prefira o primeiro. que vença o que tiver a melhor propaganda, xingar mais o outro no debate ou conseguir mais espaço na mídia, já que é isso que define eleição por enquanto. os verdadeiros donos do governo já estão escolhidos e é com pesar que vejo nada menos (até porque não é possível) que maluf como deputado mais votado por SP.

**

a mim resta só ter paciência e continuar a fazer o que for possível para ser uma boa cidadã. e ter fé do futuro, é claro, pois sem isso não tem o menor sentido votar e/ou viver, convenhamos.

0 comments to “sobre a eleições — e será só isso”
0 comments to “sobre a eleições — e será só isso”
  1. Sempre leio teu blog, e só muito raramente deixo comentário. Adorei o post, e logo ao ler pensei justo na questão da corruptibilidade do cidadão. Uma vez chamaram o meu pai de pateta, porque ele sempre pagava imposto, nunca sonegava, e a resposta dele foi justamente à resposta às tuas perguntas: “eu faço a minha parte para poder exigir”.

  2. Extraído do Querido Leitor(http://queridoleitor.zip.net/):

    “.O brasileiro diz que é contra a corrupção.

    E os corruptos voltam aos cargos.

    .O brasileiro diz que é contra ladrão.

    E o pai dos ladrões é reeleito.

    .O brasileiro diz que não gosta de mentiroso.

    E o maior mentiroso do país consegue voltar.

    .O brasileiro diz que é errado eleger pessoas inxeperientes

    e incompetentes em política.

    E elege inexperientes e incompetentes para a política.

    .O brasileiro diz que tem gente que só se candidata

    pra aparecer. E elege celebridades absurdas.

    O que podemos concluir?

    Que corrupto, ladrão, mentiroso, inexperiente,

    incompetente, absurdo e que só quer aparecer é o

    eleitor brasileiro.”

    Me diga se ela não tem razão! (Com exceções, é claro)

  3. Sabe, todo mundo critica o Lula “nossa, o cara é um burro, mal fala o português…” e dai pra pior. “Não sabe de nada, a corrupção ao seu lado e não sabe…”

    Mas realmente, é verdade. Acreditar que ele não sabia de nada é ser inocente demais.

    Agora também é tapar o sol com a peneira pensar que isso tudo só aconteceu no “governo Lula”. Ninguém fazia isso antes né? E porque não apareceu antes? Talvez não havia interesse?

    Muita gente diz que ele acabou com o país…NÃO ACHO NÃO!

    Acho que devemos olhar pros lados e não pro nosso umbigo. Um presidente que é acreditado e considerado (bem) por TODOS os outros países deve ser levado em conta, não deve?

    E ele não é bem visto como um idiota, um burro, um semi analfabeto, e sim como uma pessoa que faz, que se preocupa, que tem algo a acrescentar tanto para o Brasil quanto para o mundo.

  4. Deus te abençoe, Zel

    eu estou longe do país, e aparentemente isso me desqualifica como pessoa com opinião política(apesar de q eu leio jornal, vejo as coisas acontecendo e penso, mas me dizem que eu tinha que estar lá e sentir na pele).

    De todo modo te digo que seu pensamento parece tanto com o meu nesse quesito que me dá esperança. Esperança no país, esperança na democracia, esperança enfim. Obrigada pela injeção de ânimo. Se uma pessoa educada, inteligente e articulada como você concorda comigo eu me sinto melhor, e o fato de termos perdido nossa inocência política provavelmente foi bom.

  5. Olha, gosto do teu blog, mas essas opiniões políticas me parecem pouco defensáveis. Em primeiro lugar, o problema ético do PT é sério. É sério em si mesmo, pois ética e política deveriam estar juntas sim. É grave pois o PT sempre se colocou como o único guradião da ética na política brasileira, criticando de forma agressiva todos os outros partidos por conta dos mínimos deslizes. E é grave pois o PT, ao representar um desejo de mudança, se mostra ainda mais uma vez igual a todos os outros, coisa que é ainda mais grave para qualquer um que tenha buscado uma diferenciação baseada nesses mesmos parâmetros. Quanto ao Lula, bem, o fato é que ele é pouco preparado mesmo! Independentemente do fato de ele ser muito inteligente (e há que se reconhecer o fato), ele nunca ocupou um cargo público de relevância. Ser presidente é uma atividade complexa. O despreparo dele acaba colocando-o nas mãos de quadros preparados mas muitas vazes mal intencionados e ele acaba sem capacidade de exercer um juízo crítico sobre as ações planos dessas mesmas pessoas. As relações acabam se baseando em “confiança”, o que já demosntrou ser um critério perigoso. Outro ponto a se ressaltar é uma porfunda falta de capacidade de execução e de gestão. Falam-se de projetos e iniciativas há anos que o PT no governo foi simplesmente incapaz de executar (exemplos? PPP´s, projetos estrturantes, investimentos na área energética, recuperação das estradas e portos etc). E por fim, mas aí não é um problema do PT, mas da política brasileira, falta visão de país. Falta projeto de longo prazo. É por isso que eu NÃO voto nele.

  6. Adorei o post, traduz um pouco do que eu sinto. Especialmente na parte da corrupção, que vemos sempre NOS OUTROS. Nunca em nós mesmos, e não vemos que somos parte disso também, que ao menos um pouco o nosso governo reflete o que somos como sociedade. Abraços.

  7. a todos: grata pelos comentários. não espero confetes e nem pedras, espero (como boa sonhadora que sou) que cada um faça uma mini-auto-análise e perceba que o problema do governo não são eles, mas antes NÓS. e que partidos (PT, PSDB ou XPTO) não mudam um país e nem resolvem problemas.

    o país continua uma merda porque nós todos contribuimos para a merda. quem não vê isso é cego e tá na fase de negação. por isso tem que ter paciência: o tempo vai curar esse probleminha de auto-imagem. uma hora as pessoas vão começar a fazer sua parte e as coisas vão dar certo.

    e quem acha que eu me coloco acima desse grupo que faz merdas se engana: eu me faço aquelas perguntas que coloquei no post e as respostas não são bonitas. quando olho ao meu redor e refaço as perguntas a resposta é ainda pior. então eu mudo o mundo começando por mim e tentando influenciar quem está ao meu redor.

    se eu conseguir fazer só a MINHA parte já vai ter sido muito. é mais do que a maioria que reclama e xinga (os outros, claro, a culpa é SEMPRE dos outros) faz.

  8. Só pra esclarecer, sobre meu comentário anterior: eu não sei a que pessoas específicas a autora do texto que eu repassei se refere. O comentário não foi sobre os políticos, e sim sobre os eleitores; e eu acho que geralmente todos nós estamos incluídos aí, de uma forma ou de outra. Eu vivo fora do Brasil, e o mais triste de tudo é que a conclusão se aplica ao eleitorado de outros países, também.

    Minhas respostas para suas perguntas também não passaram no exame, é claro. Eu sempre achei que política não resolve a vida do país; quem resolve é o povo, os cidadãos, a massa de pessoas. E todos os países que eu conheço estão ferrados! Que merda né?

Deixe um comentário