momento "história verídica"

deus sabe que eu sou a última pessoa que pode falar de economia, afe, porque sou uma gastadora profissional.

mas mesmo para mãos-abertas como eu há salvação, sou a prova disso, e resolvi compartilhar com vocês uma experiência interessante. sei que muitas pessoas prometem a si mesmas no fim do ano velho ou no começo do ano novo resolver os problemas financeiros. minha estratégia sempre foi outra: fingir que nada estava acontecendo. aquele “menos” na frente do meu saldo não significava nada pra mim, era enfeite. contas atrasadas, cheque especial, etc., tudo isso era desimportante.

até que iniciei o ano de 2002 devendo nada mais nada menos que 40 mil reais. cartões de crédito (3, acho), cheque especial de 2 contas, entre outras coisinhas mais. minha sorte é que entre essas coisinhas mais estava uma dívida com um amigo que é praticamente um irmão, e que sempre salvou minhas inconseqüências financeiras (além de ser meu fiador em aluguéis, vejam o grau de confiança).

a proposta dele foi bem simples, e obviamente irrecusável na minha situação: ele “comprava” a minha dívida toda e, em troca, eu pagaria a ele um X por mês, fixo (com uns jurinhos, pra ele não sair no prejuízo), até saldar a dívida. parece simples, não? tinha um truque, é claro, pois ele me ama e queria corrigir esse meu probleminha de falta de noção – eu teria que fazer um relatório mensal detalhado de TODOS os meus gastos, que seria analisado por ele junto comigo.

já vou falar do tal método, mas primeiro deixa eu contar que em agosto de 2003 eu havia pago tu-do e nunca mais fiquei devendo pro cartão de crédito nem cheque especial (só deslizes eventuais, bem pequenos. desatenção mesmo!). e o sucesso persistiu, pois nos anos a seguir comprei carro, apartamento, viajei muito, etc.

não foi o milagre do aparecimento do dinheiro, não, gente, nem herança e nem ajuda externa (até porque minha família não tem um tostão furado pra ajudar ninguém). é verdade que meu rendimento aumentou, mas não teve nenhum tsunami de dinheiro que resolveu minha vida, foi pura e simplesmente organização. e por isso quero compartilhar: quem sabe o método ajuda mais alguém?

a história é muito simples: anote tudo o que você gasta. pode ser num caderninho ou numa planilha excel, como eu faço (tenho todas elas completas, de 2003 pra cá). mas é anotação diária, tem que ser metódico. esse meu amigo faz um pouco diferente: ele pega todas as notas fiscais (nossa obrigação, aliás) ou anota em um papelzinho e coloca num daqueles espetos de papel que a gente vê em restaurante, sabem qual?

muito bem: anote cafezinho, estacionamento, refeições, táxi, gastos no cartão de crédito, tudo, tudo. eu disse TUDO. não subestime os gastos pequenos, quando a gente soma é que vê o estrago.

eu anoto por categorias, por exemplo, “casa”. dentro dessa categoria eu tenho supermercado, reparos, empregada, feira, condomínio, luz, água, telefone, etc.

no final do mês, passe a régua nas anotações e analise as categorias. verifique o quanto percentualmente representaram naquele mês os gastos com “cds” ou “sapatos” – e caia duro, como eu. minha reação inicial foi hilária: “como assim, 10% do meu rendimento vai em REVISTAS que depois eu jogo fora?!”

é assustadora a quantidade de dinheiro gasto em coisas inúteis. e, nas análises, ele me disse uma coisa legal: você não precisa diminuir gastos ou cortar tudo, a idéia não é que você se prive de nada. a questão que você tem que se colocar é: eu quero MESMO gastar essa quantidade de dinheiro com isso? será que não há outras coisas que eu gosto mais e que poderia fazer com esse dinheiro?

com essa mentalidade, comecei a fazer minhas análises sozinha e percebi que de fato gastava dinheiro com coisas que eram médio-importantes pra mim e não sobrava dinheiro pras super-importantes. porque – dã! – o dinheiro é finito aqui nesta casa. não sou rica, não tenho pais ricos e tampouco marido rico. sendo assim, que tal gastar meu rico dinheirinho com coisas que realmente são legais?

e assim foi: mês a mês fui ajustando meus gastos e percebendo onde estavam os vazamentos. aprendi a priorizar os gastos, gastar com mais inteligência e me programar para os pagamentos de conta no decorrer do mês, evitando aquela maldita semana de não ter dinheiro nem pra tomar um lanche no boteco.

passaram-se 5 anos e coloquei as contas em dia, mas… não guardei 1 centavo, confesso. agora estou entrando na próxima fase deste joguinho: fazer meu dinheiro render! essa é a meta financeira do ano, e quando eu for bem-sucedida conto tudinho pra vocês!

se alguém quiser a planilha excel que uso aqui em casa, eu mando com prazer, me escreve. é uma adaptação da original que meu amigo-irmão me deu e acho que serve pra quase todo mundo. é simples, mas funciona muito bem.

**

UPDATE: eu sou uma ingrata, mas vou me retratar. esse meu amigo sensacional tem uma empresa de investimento (para pessoas físicas e jurídicas) e quem conhece o serviço e o atendimento elogia pra caramba. eu, obviamente, recomendo – simétrica eficiência financeira.

22 comments to “momento "história verídica"”
22 comments to “momento "história verídica"”
  1. Oi Zel,

    fiz isso uma vez, no Brasil e o talão de cheques ajudava muito já que aí usamos pra quase tudo. Então constatei que gastava uma pequena fortuna com salão: escova, pé e mão, e por aí vai. Acho que dava pra comprar uma passagem internacional por ano. Mas que adiantava tb ficar me sentindo feia o ano todo pra só ter o $ da passagem mas não ter pro hotel e demais gastos? Então continuei indo ao salão : )

    Um outro campo onde eu gastava horrores era com presentes. Não nos damos conta! Então aqui na América, compro presentinhos o ano todo e quando preciso, sempre tenho algo em casa.

    Mas confesso que tb sou uma compradora (e adoro!).

    bjs e ótimo post!

  2. Gente, anotar é tudo! Eu estou seguindo um esquema parecido para mandar uns kilinhos pro espaço. Anoto tudo que como e os horários. Não é que funciona? É impressionante quanta coisa a gente sai fazendo sem se dar conta, totalmente no automático e por impulso!

  3. Então… li um livrinho de (bleargh!) auto-ajuda chamado “Meninas boazinhas não enriquecem” e era mais ou menos sobre isso. De lá para cá tenho anotado os (muitos) gastos e os (poucos) ganhos, mas sinto que me falta método, me falta persistência. No Vigilantes do Peso foi a mesma coisa… carecia bem era de um amigo do porte do teu, Zel.

    Beijos!

  4. Eu testemunho e dou fé de que o método anotar tudo o que se gasta, até mesmo o cafezinho ajuda muito. Há uns 3 anos passei pela mesma situação, consegui reverter e aprendi a guardar dinheiro e pagar tudo à vista.

    Educação financeira é super importante e hoje em dia têm vários livros acessíveis sobre o assunto.

  5. Zel! Menina! Pra conseguir essa planilha, eu venço até a minha histórica timidez internética e comentárica! Por favor, me manda uma dessas. Não devo 40 paus, mas tenho um instinto que me leva ao vermelho mensalmente.

    🙂

    Um beijo.

  6. black, a minha planilha inclui parcelamentos (cheque, cartão, qualquer coisa) e gastos individuais no cartão de crédito. eu categorizo por tipo e a planilha já tá preparada pra sumarizar.

    assim, eu consigo ver nos meses adiante quanto tenho pra pagar, quando acabam as parcelas, etc.

  7. Zel, nesse ponto tenho que me sentir orgulhosa… tudo bem que eu não ganho rios e não gasto rodos, mas sempre fui muito organizada e desde que consegui convencer meu marido a ‘compartilhar’ a c/c comigo (gastos, ganhos e principalmente controle) conseguimos juntar uma boa grana. Ano passado coloquei minha filha numa escola bilíngue e paguei em 2 vezes a anuidade. Este ano, já quitei a anuidade integralmente. Tenho certeza que até a metade deste ano já terei o dinheiro suficiente para pagar o ano que vem 😉 E aí vou começar a poupança para viagens. E posso dizer: anotar é a única forma mesmo de ver no que e quanto gastamos. É a forma de tomar plena consciência. Livro ótimo para os não solteiros: Casais inteligentes enriquecem juntos. (da mesma linha do meninas boazinhas não ficam ricas)

  8. entendi… dá pra fazer o previsionamento… assim é bom!

    Tô cheia de parcelamentos pra pagar por ter ido morar sozinha de sopetão, todo dia eu começo a fazer as anotações num papel mas nunca acho o modelo ideal pra me organizar…

    se puder me mandar a sua planilha eu agradeço! =)

  9. Zel, leio você há um tempão, mas nunca comento. Tento ser o mais organizada possível com finanças, mas esses gastos de cartão de crédito sempre me dão um susto. Será que você me passaria a planilha? 🙂 Brigadão!

  10. zel, eu quero muito essa planilha.

    eu sempre PENSO nisso de controlar gastos, mas na hora h faço feito regime. se é sexta, digo que não faz sentido começar a controlar na véspera do final de semana e deixo pra segunda. se é segunda eu chuto o balde e digo que esse tipo de controle TEM QUE começar no primeiro dia do mês. e assim vai. ou não vai. mas o seu depoimento me animou. segundona é nói! :o)

  11. Oiê…

    Recebi o link deste post por uma amiga que ficou preocupada com a minha situação financeira.

    Gostei muito, ela já me passou a planilha e vou me esforçar para seguir as instruções. Estou em pânico, apesar de não chegar a 40 mil, tb estou atolada com cartões e cheque especial.

    É maravilhoso saber que deu certo sair dessa furada, com alguém “normal”.

    Obrigada por repartir sua experiência!

    Beijinho…

  12. rsrs… só deu a mulherada pedindo a planilha =D

    Eu tb tenho cá a minha planilha, e uso há 2 anos. É simples, basicamente pras despesas fixas (aluguel, agua, luz, telefone, condominio, cartão de crédito, consórcio, financiamentos, etc). Isso já é suficiente pra dar noção do quanto eu tenho de despesa fixa, todo mês. Não controlo tudo tudo pq não tenho saco. Ao invés disso, tenho um limite semanal pra gastos em cash. Coisa pouca, tipo 200 contos, pra transporte, rango, alguma despesa eventual durante a semana (tipo aquela lembrancinha pro aniversário imprevisto). Desse jeito dá pra chegar no fim do mês. Mas estou no mesmo estágio que a Zel: com 0 [zeeero] poupado.

  13. Olá Zel!!

    Hoje é a primeira vez que te visito… Amei isso aki!!

    Amigaaa, quando li Momento “história verídica” me identifiquei totalmente… faz 2 anos que não consigo colocar minhas contas em dia!!! Preciso fazer alguma coisa! Manda pra mim a planilha??

    Muito legal da sua parte contribuir desta maneira!!! Thanks!!!

    Beijinhos…

  14. Olá. Já faz muito tempo desde a publicaçao do post sobre a planilha de controle de gastos salvadora, mas gostaria de saber se é possível recebê-la.

    Encontrei o blog quando estava pesquisando essas planilhas estou vendo varias pra encontrar umaa q mais se adeque ao q eu procuro.

    A propósito gostei muito do blog.

    Obrigada.

Deixe um comentário