eu sei, eu sei!

tou sumida. nem lembro de vir aqui, infelizmente, e leio blog só via RSS. é tanta – TANTA – coisa pra fazer que quando vejo o dia acabou e estou com o meu livrinho na cama, prestes a dormir.

as coisas assentaram, felizmente. eu, que queria um ano mais animado, já estou pedindo calma pelo amor de deus 🙂 mas vou me adaptando!

**

essa semana comecei a caminhar – dizendo assim parece ridículo 😉 – e espero conseguir manter como uma prática. me sinto uma pedra: inerte, pesada, parada. antiga. é preciso se mexer, não?!

**

pode ser que agora estejamos prestando mais atenção, é verdade, mas não deixa de ser interessante o fato de que pelo menos 3 beija-flores estão rondando a nossa casa. achamos tão bonitinho eles por ali que colocamos o bebedouro do piu pra eles, e agora virou festa.

além da jabuticabeira – despencando de frutas desde o ano passado – que já serve de buffet pros passarinhos e macaquinhos, agora temos também comida líquida pros beija-flores.

**

além do gatão que mora ali nos arredores de casa, né – ele rouba comida do cachorro (minha mãe está aqui em casa, com o cão dela), mata passarinhos e ronda nossa cozinha. ele é lindo – amarelos e enorme – e arisco. parece um felino assassino selvagem, uma coisa fofa!

**

eu tenho, vocês não tê-em 🙂

**

pretinha está muito bem e pesa atualmente cerca de 900g, ou seja: uma baleia. bob (conhecido como mumm-ra) vai indo também, devagarzinho e sempre.

**

luluzinha camp marcado e já cheio de eventos agendados, dia 7 de março. estarei lá em pré-comemoração do meu aniversário (dia 8). vamos?

8 comments to “eu sei, eu sei!”
8 comments to “eu sei, eu sei!”
  1. Zel, querida, tbm tô na correria e nem ando vindo muito por aqui, mas hoje (domingão chuvoso) resolvi colocar a leitura em dia =)

    Sem querer ensinar Padre-Nosso pra nenhum vigário, me lembrei da bronca que levei da minha mãe (que aprendeu veterinária na raça de tanto cuidar de gatos e cachorros ex-abandonados lá no interior – hoje são 20 felinos e 5 cães) quando coloquei um bebedouro pra beija-flor na minha varanda.

    Não que a idéia não seja ótima, mas é uma boa-ação que pode dar muito errado. Algo relacionado a um fungo que se instala no bebedouro e pode matar os bichinhos. Eu desisti da empreitada com medo de ser relapsa demais (eu consigo matar cactos de sede, veja só) mas tenho certeza q vc fará melhor. Dei uma pesquisada no Google depois de ler seu post e veja o que encontrei – tem a ver com que mamãe falou e pode ser uma boa dica pra vc:

    “Proporção açúcar/água – A alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.

    Limpeza – A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. Devemos ter dois bebedouros para usar em cada ponto de alimentação. Remove-se para limpeza o que foi usado e se coloca com mistura nova, o bebedouro já limpo no dia anterior. Como fazer a limpeza: retire o bebedouro sujo, lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.”

    Um beijo e boa sorte com os lindinhos voadores!

  2. Olá, vi que vc tem umas fotos de uns furões; eu sou louca para criar um mais aqui na minha região eh muito dificil, queria saber mais sobre eles e se tem alguma possibilidade de comprar por fret! me manda um e-mail me respondendo por favor! beijos ;* (mayara.fx@hotmail.com)

Deixe um comentário