chili com carne

eu simplesmente adoro esse prato, por mais pesado e tosco que ele pareça. feijão é um dos alimentos que mais adoro na vida, e quando se junta com carne moída, tomates e pimenta… ahhh, deus.

eu adorei nosso chili (eu só fiz o feijão, o fer fez o resto todo), mas acho que poderíamos ter exagerado mais um pouco na pimenta. seguramos a mão por causa das crianças, e no fim nenhuma delas comeu o chili :) na próxima, muita pimenta!

ingredientes (pra 20 pessoas)

(feijão)

1kg de feijão vermelho (tem receitas que recomendam mais 1/2kg de feijão para esta quantidade de carne. faça como preferir :))

1 colher de chá de tomilho

1 folha de louro

1 colher de sopa rasa de sal

(carne)

1,5kg de carne moída

óleo, azeite ou manteiga

2 cebolas picadas

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de cominho em pó

1/2 colher de chá de manjerona

2 colheres de sopa de cacau em pó

2 pimentões vermelhos picados

3 latas de tomate pelado, com o caldo

1/2 maço coentro picado

1 colher de sopa de páprica doce

pimenta chili seca (3 pequenas) ou 2 pimentas dedo de moça

sal e pimenta do reino a gosto

utensílios

tábua / facas para picar coisas

colheres de sopa e chá para medir

panela de pressão (tem medo? leia esse post)

panela grande para o chili

vasilha para deixar o feijão de molho

modo de fazer

prepare o feijão: ferva 1 litro de água com a colher de sal e jogue sobre o feijão já limpo e escolhido. deixe 30min, escorra e lave. (a água com sal mantém a casca do feijão mais dura, ajuda a não desmanchar depois quando misturar à carne)

coloque na panela de pressão o feijão, 1 folha de louro e 1 colher de chá de tomilho. cubra com água até 2 dedos acima do feijão e coloque no fogo. quando a panela chiar, conte 15min, abra e experimente o feijão, ele deve estar cozido mas ainda firme quando se morde. se ainda estiver cru, deixe mais 5min (comece a contar quando a panela chiar!)

reserve o feijão.

a carne: refogue a cebola e o alho no azeite, óleo ou na manteiga como preferir. adicione o cominho, manjerona e o cacau e mexa. acrescente a carne e refogue bem, até ficar soltinha. acrescente os tomates, os pimentões e a páprica, misture. prove e coloque sal e pimenta do reino a gosto, e finalmente coloque metade da pimenta vermelha.

cozinhe por pelo menos meia hora, mexendo de vez em quando. vá provando o sal e a pimenta e acerte conforme o seu gosto.

depois de meia hora, adicione o feijão (sem o caldo) e depois adicione o caldo do feijão se a mistura estiver seca. cuidado para não mexer demais nesta fase, os feijões devem ficar inteiros!

cozinhe por mais 15min, ajuste sal e pimenta, coloque o coentro e sirva com o que preferir: tacos, tortillas, doritos, arroz, guacamole ou todos os anteriores :)

dica: eu adicionei à carne moída uma carne de panela que tinha em casa. vi algumas receitas que incluem costela e outras “carnes de segunda” como complemento, e acho que faz diferença.

4 thoughts on “chili com carne

  1. Ótimas todas as receitas.

    Farei o chilli nessa semana. O bolo deve ser divino… vou deixar pra fazer no feriadão.

    Bjs

  2. Esse é meu favorito de todos!!

    Acompanhado dos “doritos”,aqueles sem tempero, então…Aff!

    Valeu pela receita. E se você ensinar a fazer os doritos, aí é que me acabo mesmo!!

  3. Minha flor, as fotos são lindas mesmo, dê parabéns a quem as fez. Saudade de você e da comida maravilhosa que sai das suas mãos. Cheiro no Fer e afeto do Gabis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>