bolo de banana incrivelmente saudável :)

sou fã de bolos, a essa altura vocês já devem ter percebido. adoro experimentar coisas novas, e adoro doces com fruta. aí ganhei uma receita deliciosa de uma amiga querida que recomendo demais.

ela é facílima (10 minutos de preparo. juro!) e menos de 30min de forno médio, na minha casa. detalhe incrível: não vai açúcar e nem farinha de trigo.

duvida? teste, e depois venha aqui me agradecer 🙂 pra vocês terem ideia, o fer que é completamente formigão (e detesta receitas naturebas), amou. bem, o otto ama tudo e nem conta como referência.

ingredientes (receita pequena, dá uns 8 pedaços pequenos)

– 2 bananas nanicas BEM maduras, quase estragando (quanto mais madura, mais doce. eu usei da prata, e não tava muito madura, porque é o que eu tinha. aí coloquei o mel pra compensar)

– 1 xícara de aveia

– 1/2 de xícara de óleo

– 2 ovos inteiros

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1/2 xícara de uvas passas pretas

– (opcional) 2 colheres de sopa de mel

– (opcional) 1 colher de café de canela (eu coloquei e coloco sempre, porque amo)

– (opcional, para experimentar) eu colocaria castanhas picadinhas também, de preferência de caju mas acho que qualquer uma ficaria boa. não coloquei porque o marido não é fã

 

utensílios

– liquidificador

– forma inglesa (aquela de pão de forma) ou outra forma pequena (se for duplicar a receita pode usar forma maiorzinha)

– colher e xícara pra medir

– vasilha pra misturar

 

modo de fazer

unte e enfarinhe a forma (eu sempre enfarinho, mas acho que pra essa receita só untar funciona, o bolo é bem sequinho), reserve.

bata no liquidificador os ovos, a banana e o óleo (e o mel, se for usar). adicione então a aveia e a canela, bate bem. misture à mão, na vasilha, as passas (e castanhas, se for usar) e o fermento. incorpore bem, coloque na forma e asse em forno médio por cerca de 30 minutos. atenção: 30min no meu forno QUASE queimou. fica de olho, quando dourar já testa e tira, ok?

update (out/13): experimentei uma mudança e gostei muito. forrei a forma de bolo com uma camada de mel e bananas cortadas, até cobrir tudo, e coloquei a massa do bolo por cima. fica como uma calda de açúcar, e a banana cozinha e gruda na massa. achei incrível! pra quem não gosta de muito doce não recomendo, porque fica BEM docinho 🙂

fica assim e é delicioso:

Bolo de banana, aveia e mel. Aprovado!

4 comments to “bolo de banana incrivelmente saudável :)”
4 comments to “bolo de banana incrivelmente saudável :)”
  1. hmmm… adorei! Vou fazer hoje à noite mesmo (trabalho fora durante o dia). Perfeito pra minha tentativa de vida natureba, evitando glúten e lactose (inspirada pela dieta detox da Denize, resolvi ir mais além). Difícil achar uma receita simples de pão ou bolo sem glúten! Bjks

  2. Fiz, adorei e tô vindo aqui para agradecer. =)

    Como não tinha fôrma inglesa, dobrei a receita. O meu liquidificador aguentou o tranco (a massa fica bem densa).
    Misturei as castanhas e o fermento no copo mesmo, porém batendo à mão, e funcionou. O bolo ficou até mais fofo do que aparece na foto!
    Ele é bom para quem não gosta de muito doce, porque mesmo colocando as bananas maduras E o mel ficou suave. Quem é formiga pode caprichar nas passas ou nos recheios, coberturas etc.

Deixe um comentário