mais um bolo sem farinha

não tenho restrição nenhuma a farinha branca, nem glúten, deusmelivre. não entrei na onda de “comidas más”, e nem entrarei. sou entusiasta da variedade e equilíbrio na alimentação e na vida — é uma meta que ainda não atingi completamente, mas é esse o jeito que decidi me alimentar e também viver.

os testes e tentativas com ingredientes alternativos têm a ver justamente com essa minha convicção de que variedade é sempre bom, e eu neste caso acho a substituição incrível por 2 motivos: grão de bico é mais nutritivo que a farinha de trigo e o sabor também é interessante, diferente. só tem vantagem 🙂

confesso que duvidei um pouco do resultado, seja pela consistência do bolo ou pelo sabor. como estou acostumada a comer grão de bico sempre com muito tempero (alho e cebola em especial), imaginei que o sabor fosse muito forte. a verdade é que ele tem um gosto bem peculiar, mas não é exatamente forte ou marcante. somente o suficiente pra deixar o bolo um tiquinho mais interessante.

procurei receitas na internet e achei diversas, todas bem parecidas, e usei essa aqui, que vou simplesmente transcrever para manter aqui no blog que virou caderninho de receitas.

bolo de chocolate com grão de bico

ingredientes (é um bolo pequeno!)

2 xícaras de chá de grão de bico cozido (eu tirei as cascas, não sei se precisa)

4 ovos inteiros

1 colher de sopa de manteiga

1/2 xícara de açúcar

1/2 colher de chá de essência de baunilha

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

140g de chocolate meio amargo derretido (eu usei 70%, ficou bem forte)

100g de chocolate meio amargo em pedaços ou gotas (usei ao leite, pra compensar)

farinha de trigo ou chocolate em pó para “enfarinhar” a forma

 

utensílios

liquidificador ou processador, vasilha de misturar, forma inglesa ou de buraco no meio (usei essa, funcionou bem)

 

modo de fazer

derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, reserve.

unte e enfarinhe (com farinha ou chocolate em pó) a forma. pré-aqueça o forno a 180C.

bata no liquidificador o grão de bico, ovos e manteiga até virar uma pasta. adicione então a baunilha, fermento e sal, bata bem. adicione essa massa ao chocolate derretido, misture bem. coloque então as gotas de chocolate, misture bem, coloque na forma e leve ao forno baixo por 50 minutos.

o bolo desenformou muito fácil, ainda quente. é um bolo sequinho (eu gosto muito de bolo assim), então se preferir mais molhado, faça uma calda de chocolate derretido e creme de leite, ou aquela calda de bolo de cenoura, que deve ficar bom também.

Deixe um comentário