mac & cheese

ouvi dizer que essa é única receita verdadeiramente americana, será? não sei qual é a história verdadeira desse prato, e confesso que não é das combinações que eu mais gosto, mas o marido adora macarrão e queijo, então resolvi fazer um agrado 🙂

parecia simples — macarrão e muito queijo — e de fato é. mas há algumas pegadinhas que ficaram claras nesta minha primeira experiência, que vou compartilhar com vocês pra facilitar.

o segredo desse prato é o molho de queijo. em primeiro lugar, é preciso muito molho (1L para cada 1/2 pacote de macarrão, no mínimo); a escolha dos queijos é importante também: como não é fácil achar cheddar, optei pelo queijo prato cuja cor e nível de gordura me parecem equivalentes, mas o sabor é bem mais suave.

as receitas que encontrei pedem sempre 2 queijos: cheddar e outro queijo amarelo (gouda, ementhal, parmesão). nesta tentativa usei prato e ementhal, mas acho que faltou a personalidade de algum queijo mais forte. na minha opinião o parmesão (de boa qualidade, não de saquinho) é indispensável se não houver o cheddar.

o tipo de macarrão também é importante, não é à toa que o prato tradicionalmente se faz com o que parece um cotovelo pequeno — o formato de furo no meio é interessante para que o molho se aloje, e cozinhe junto com o macarrão.

os croutons em cima, ou farinha de rosca como eu usei, são também importantes para criar uma casquinha do gratinado (o que me lembra que é preciso ter paciência para gratinar e ficar bonito e gostoso, ou usar um grill como eu usei).

então, receita do sucesso para o mac&cheese: muito molho; bons queijos fortes; macarrão de furinho; casquinha do gratinado.

Meu 1o mac&cheese!
vamos à receita 🙂

 

ingredientes

1L de leite aquecido

6 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de farinha de trigo

noz moscada, sal e pimenta a gosto

2 xícaras de queijo prato ralado (ou cheddar)

2 xícaras de ementhal ou gouda ralado

1 xícara de parmesão de boa qualidade ralado

1/2 pacote de macarrão de cotovelo ou qualquer um curto com furo no meio

farinha de rosca para polvilhar em cima do prato

 

utensílios

ralador, 2 panelas, 1 refratário para assar

 

modo de fazer

unte o refratário e reserve; deixe o forno pré-aquecendo em 180C.

rale todos os queijos, separe 1/3 de cada um para polvilhar por cima do macarrão no final e reserve o restante para o molho.

numa panela grande, coloque água com sal para fazer o macarrão. ele deve ser preparado conforme instruções da embalagem, tirando 2-3 minutos ANTES do tempo de cozimento (ele vai ficar um pouco cru, mas vai cozinhar com o molho no forno, não se preocupe). escorra o macarrão e lave em água fria para interromper o cozimento. reserve.

numa panela grande, derreta a manteiga completamente, e adicione a farinha. mexa, cozinhando por cerca de 1 minuto, e então comece a adicionar o leite aquecido aos poucos, até o fim, sempre mexendo. continue mexendo, até que a mistura engrosse como um mingau ralo. coloque sal, noz moscada (não exagere, senão fica horrível) e a pimenta.

desligue o fogo, adicione os queijos ralados, misture bem até derreter tudo. adicione então o macarrão já cozido, misture bem e coloque tudo no refratário untado. jogue por cima o 1/3 de queijos separado, e por cima de tudo polvilhe a farinha de rosca formando uma camada fina.

Me digam se não é amor: eu, que nem curto tanto queijo, acabo de colocar no forno um autêntico mac&cheese

leve ao forno médio por 30min no mínimo, ou até dourar em cima. no meu forno não chegou a dourar completamente nos 30min, então liguei o grill por 5min e ficou lindo!

Deixe uma resposta