almôndega de lentilha

uma amiga mencionou que já tinha comido, e era delícia, e fiquei muito curiosa. adoro lentilha e adoro receitas indianas, fui procurar. achei várias (já não sei mais de onde tirei essa, e já adaptei um monte) e acabei fazendo essa “minha”, que funcionou muito bem e inclusive é ótima pra congelar e descongelar depois de pronta (uma refeição rápida e muito saudável).

existem 2 opções de finalização: frita (casquinha crocante) ou cozida no molho da sua escolha. não fiz ainda no molho, mas deve ficar boa. a frita eu já fiz 2 vezes e adorei, e como ela não é frita por imersão, não é tão ruim 🙂

 

ingredientes

– 2 xícaras de lentilha

– 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de sua preferência

– 1 colher de sopa de açafrão da terra

– 1 colher de sopa de cominho moído

– 1/2 de chá de sal (mas prove e ajuste antes de fazer as bolinhas)

– curry ou qualquer outro tempero da sua preferência. pode colocar um pedacinho de gengibre cru, ou o pó, pimenta em pó ou fresca… invente sua receita!

– água

– óleo se for fritar

 

utensílios

liquidificador ou processador (essencial); vasilha funda; frigideira ou panela grande anti-aderente; colher de pau; frigideira + vasilha para fritar, se optar por esse preparo

 

modo de fazer

deixar a lentilha de molho na água fria (basta cobrir) de um dia pro outro. escorrer e descartar a água.

bater no liquidificador ou processador a lentilha com o azeite e temperos, adicionando água fria aos poucos, somente o suficiente para poder processar. a ideia é ter uma massa bem pesada, porém completamente uniforme e sem pedaços (a minha sempre fica com alguns pedacinhos, meu liquidificador não é lá essas coisas).

leve a frigideira grande e antiaderente ao fogo, e jogue lá dentro a massa (vi em algumas receitas pra colocar óleo na panela, mas eu não coloco). mexa com a colher de pau, espalhando e misturando a massa. baixe o fogo, porque aqui o objetivo é cozinhar essa massa (lembre que a lentilha está crua), aos poucos. conforme a massa for cozinhando, ela vai ficar mais com cara de massa de pão, com “liga”. pode formar uma “casquinha” na panela, com o resíduo da lentilha que não ficou na massa, não tem problema. experimente a massa para ver se o gosto de cru do grão sumiu e se está bom de sal e tempero. quando estiver bem firme para modelar e com gosto de cozida, pode retirar do fogo (5 a 10min no máximo).

acerte o tempero e deixe esfriar o suficiente para ser possível modelar com as mãos. eu não uso óleo para fazer as bolinhas, mas se quiser pode usar. faça bolinhas do tamanho de almôndegas pequenas e reserve.

se for fazer frita, coloque um pouco de óleo numa frigideira antiaderente e quando estiver quente comece a colocar as bolinhas. vá virando conforme ela fica torradinha, de todos os lados, e retire.

se for colocar no molho, prepare o molho da sua preferência e coloque as almôndegas dentro para cozinhar junto, que fica mais gostoso. vi algumas receitas com molho de tomate e curry, deve ficar ótimo!

 

**

 

eu congelei as almôndegas já fritas e depois aqueci no microondas para o jantar e continuou excelente. eu já servi com curry de cogumelos, arroz, e até macarrão com um molhinho colocado na hora por cima.

Deixe uma resposta