muffin de espinafre

na escola do otto, as famílias mandam o lanche das crianças 1 vez por semana, cada semana uma família. na semana passada foi minha semana, e eu já tinha mandado bijus de tapioca com coco e queijo, e também bolo de banana sem açúcar, e dessa vez era um lanche especial, pois era aniversário do menino.

tive essa ideia de fazer muffins de espinafre, e procurei alguma receita legal — achei várias, e acabei chegando nessa que é a minha. todas são muito parecidas, mas depois de fazer 5 fornadas cheguei à versão final e preferida, que compartilho com vocês 🙂

rende 9-10 muffins.

 

ingredientes

1/2 xícara de leite

1 xícara (ou um punhado grande, de mão cheia) de espinafre cru — update: fiz com talos e folhas de brócoli e ficou ainda melhor!

2 ovos inteiros

4 colheres de sopa de manteiga derretida

1 xícara de farinha de trigo branca

1/2 xícara de farinha de trigo integral

1 colher de chá de sal

2 colheres de chá de fermento em pó

1 punhado de queijo ementhal picado em cubinhos

5-6 tomatinhos cereja cortados ao meio

sementes de gergelim (opcional, mas fica bem bonitinho)

 

utensílios

forminhas para muffin/cupcake ou forma com este formato (usei de silicone e ficou ótimo)

liquidificador

vasilha para misturar

 

modo de fazer

bata no liquidificador o leite e o espinafre até liquefazer; adicione os ovos e a manteiga. na vasilha, coloque os ingredientes secos e vá adicionando o líquido aos poucos, mexendo vigorosamente, até incorporar tudo e ficar uma massa homogênea. adicione então os cubinhos de queijo.

distribua a massa nos “copinhos” ou na forma, 2 colheres de sopa de massa por copinho. coloque então o tomatinho cortado com a “barriga” pra baixo, grudada na massa, e salpique o gergelim por cima se for usar.

asse no forno pré-aquecido (200C) por 20min.

Deixe uma resposta