granola feita em casa

não é dos meus alimentos preferidos, mas o Otto adora e eu comecei a gostar depois de comer com fruta (com leite e iogurte eu gosto mais ou menos). mas como não achei nunca uma granola industrializada que eu realmente gostasse, tentei uma caseira de uma moça muito prendada lá de santa catarina. amei! só que como o frete não compensa, resolvi arriscar fazer em casa, por conta própria, e não é que deu certo?

ficou super bom. na próxima receita vou mudar 3 coisas: colocar menos mel/melado (ficou super caramelizada, mais do que eu gosto); tirar do papel manteiga enquanto estiver ainda quente, e colocar num outro recipiente; e (óbvio, erro meu) colocar frutas secas DEPOIS da granola pronta.

de resto, é de comer rezando.

ingredientes

1 xícara e 1/2 de flocos de milho

1 xícara e 1/2 de aveia em flocos

1 xícara de flocos de arroz

(OBS: são 4 xícaras de cereais. pode misturar na proporção que gostar mais, inclusive trocando os cereais)

1/2 xícara de coco ralado seco

1/2 colher de chá rasa de sal (opcional, mas eu acho que fez muita diferença, pra melhor)

1/2 xícara de amêndoas picadas (cruas) ou qualquer outra castanha da sua preferência

1/2 xícara de sementes de girassol ou qualquer outra da sua preferência

1/3 xícara de semente de linhaça (ou gergelim; ou chia; ou não coloque :D)

1/2 xícara de frutas secas (usei cranberries. pode colocar mais, pode colocar qual quiser. mas coloque DEPOIS de pronta a granola)

200ml de mel ou melado (eu achei muito pra quantidade de cereais, reduziria pela metade. mas fica BEM gostosa assim, pros que curtem um docinho…)

1 colher de sopa de óleo de coco ou qualquer outro óleo/gordura (azeite, óleo comum, manteiga…)

(*) TRUQUE: você pode fazer como eu, e colocar gotas de chocolate amargo na granola quando estiver ainda quentinha, pra derreter e incorporar. fica sensacional! quero testar adicionar cacau puro na mistura líquida na próxima fornada. cacau é ótimo pra saúde, além de ser delícia, vocês sabem…

 

utensílios

vasilha pra misturar; panela e colher pra aquecer os líquidos; forma / travessa grande e rasa para ir ao forno; xícara para medir; papel manteiga para o fundo da forma; colherão de pau pra mexer; vasilha/forma pra secar e esfriar a granola.

 

modo de fazer

pré-aqueça o forno a 180C.

misture os secos — cereais, coco, castanhas, sementes e sal. misture com as mãos, junte tudo, reserve.

aqueça o mel/melado e o óleo no fogo baixo, até amornar e misturar bem.

junte o líquido aos secos, misture bem, até incorporar tudo juntinho. a mistura fica melada.

espalhe a mistura melada na forma coberta com o papel manteiga, deixando uma camada fina (quanto mais fina, mais rápido ela fica pronta). coloque pra assar, mexendo a cada 10 minutos. aqui em casa eu deixei 40 minutos, quando a granola ficou douradinha. li nas receitas que vi por aí algo entre 20 e 40 minutos, preferi não arriscar deixar menos porque queria as castanhas bem crocantes, e deu certo. cuidado então pra não queimar!

tire do forno (lembre do truque (*)!), coloque a mistura numa outra vasilha, espalhando pra esfriar. depois de morna, misture as frutas secas e depois de fria guarde pra usar como quiser.

Deixe uma resposta