des-humanidade

Apareceu um vídeo na minha TL sobre os imigrantes  encarcerados nos USA (incluindo crianças de todas as idades, inclusive os pequenos suficiente para nem falarem direito, separados de suas mães) — uma deputada inconformada com a situação que ela presenciou.

 

Fui ler os comentários, porque por mais doloroso que seja, é importante saber como as pessoas pensam a respeito.

 

Há muita gente que acha absurdo, claro, que bom.

 

Mas há tantos, tantos outros. Que acham que essas pessoas são criminosas (e se americanos vão para a cadeia, eles também podem ir, oras); que deviam ficar no seu país; que estão ali para “se aproveitar” dos Estados Unidos; que merecem o que estão passando.

 

Não sei o que é pior: julgar sem julgamento pessoas que estão em fuga do seu país por motivos diversos, odiar estrangeiros com tanto ardor ou simplesmente não se importar com a ideia de famílias inteiras sendo separadas e presas em gaiolas.

 

Aí lembrei que também aqui as pessoas não só não se importam como acham OK presos empilhados em celas, crianças separadas das mães presidiárias.

 

Porque basta encontrar um motivo para que alguém deva ser punido, e tá tudo resolvido. Ah, você cumpre pena, é bandido/a? Pode tratar como lixo, e quanto mais sofrer melhor.

 

Acho louco como as pessoas não entendem que vingança não é justiça, e que a linha que separa o “cidadão de bem” e o “bandido” é tênue, e a depender da opinião pública, super elástica.

 

Houve um tempo em que mulheres adúlteras podiam ser apedrejadas. E sexo com pessoas do mesmo gênero era passível de pena. (Ainda há países que são assim!)

 

Não é só falta de empatia, sabe? É falta de humanidade mesmo.

 

É difícil ser feliz e estar atento ao mesmo tempo.

Deixe um comentário