Pela ciência, pelo nosso futuro

Quase todo o tempo que passo no carro eu escuto a Rádio USP. Me apaixonei por ela na época que trabalhava lá no campus do Butantã e éramos vizinhos de prédio — a programação musical é maravilhosa! Pode colocar lá em qualquer horário que todas as músicas serão boas, mesmo com diferentes estilos.

O problema é que o sinal da rádio é ruim, saindo de São Paulo. Aqui perto de Campinas o sinal deles mistura com uma rádio religiosa, com gente gritando, chorando e cantando músicas medonhas quase tempo todo (quem ouve isso!?).

Aí eu descobri que existe um app que você pode baixar e ouvir a Rádio USP onde estiver, via internet! ❤️ Além de poder ouvir em tempo real, você pode resgatar o que perdeu e ler ótimas matérias sobre assuntos variados.

De graça, sem propagandas, como deve ser. Uma das maiores e melhores universidades do país prestando serviço para a população.

Eu gosto particularmente das entrevistas com pesquisadores, eles falam sobre seus mestrados e doutorados, e o impacto para a sociedade. Hoje cedo a entrevista foi especial — falaram com o cientista Vanderlei Bagnato (link abaixo) que deu uma linda entrevista que quase me faz chorar. Ele falou sobre a importância do ensino das ciências e o quanto isso é fundamental para a humanidade e seu desenvolvimento. Ele falou com profundo respeito sobre todas as formas humanas de contribuir para o crescimento da sociedade (não só através da ciência), mas ao mesmo tempo mostrou sua paixão desde criança pela matemática, a química e depois a física.

Ele afirmou que apesar de vivermos uma época difícil para os cientistas, ele tem um compromisso pessoal de permanecer no Brasil e lutar para que continuemos progredindo.

Hoje cedo, ouvi o Otto conversando com a avó Vera, e ele quer muito ser um cientista quando crescer, e lamentava com ela que “só vai ter aula de química no sexto ano…”. Ele quer aprender sobre ciências, programar robôs e descobrir coisas novas. Pra ele, conhecimento já é diversão, prazer e necessidade.

Obrigada professor Vanderlei por não desistir de nós. Obrigada a todos os meus amigos professores e cientistas, admiro vocês DEMAIS, ainda mais nestes tempos tristes.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Vanderlei_Salvador_Bagnato

https://jornal.usp.br/radio/

Deixe uma resposta