Torta Brilhante do Otto

Estamos aqui quietinhos em quarentena, e eu tento fazer todas as comidas que gostamos, é também uma forma de distração e divertimento pra mim 🙂

Essa semana o Otto pediu uma torta. “De chocolate, e BRILHANTE”. Segundo ele, a gente sabe que uma torta é uma torta se for brilhante.

Eu tinha aqui biscoitos de cacau que só eu gostei (daqueles com pouco açúcar, com cara de biscoito de maisena mas com chocolate) para a massa (nunca tinha feito massa de torta com biscoito — funciona!!!) e improvisei o resto. Não peguei a receita em lugar nenhum, inventei e funcionou muito bem.

Ingredientes:

Para a massa —

– 200g de biscoito de chocolate / cacau seco, tipo biscoito de maisena. Pode usar sem chocolate e colocar chocolate, e pode usar simples mesmo

– 150g de manteiga sem sal derretida

Para o recheio —

– 1 lata de leite condensado

– 1 lata e 1/2 de leite

– 1 colher de sopa de maisena

– 1 gema

– 1 xícara de chocolate amargo em gotas (ou picado). Eu acho que chocolate ao leite funciona, mas ficaria bem mais doce, e não gosto

Utensílios: panela, colher de pau / plástico, processador ou liquidificador pra moer o biscoito, forma de fundo removível (dá pra fazer sem, mas não é tão legal :))

Modo de preparo:

Triture os biscoitos, até virar uma farofa, e então misture com a manteiga derretida, até virar uma massa, e modele na forma de torta (será o fundo e lateral da torta).

Pré aqueça o forno a 200C mais ou menos, e asse a massa por 5-10min. Reserve.

Numa panela em fogo médio/baixo misture o leite condensado, 1 lata do leite e 1 gema. Dissolva na 1/2 lata de leite restante a maisena e junte à panela. Mexa sem parar até chegar ao ponto de um pudim cremoso, quase na consistência de danete. Adicione a xícara de chocolate picado e mexa bastante em fogo BAIXO até o chocolate derreter completamente. Tire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando pra não criar uma casquinha em cima do pudim.

Quando estiver morno já pode colocar por cima da massa da torta e esfriar na geladeira por várias horas. Quanto mais gelada, melhor vai ficar.

Deixe uma resposta