Cinnamon Rolls / Chocolate Buns

Eu amo essa massa, que fiz a 1a vez com recheio de chocolate, mas como Otto não gosta de pão com chocolate  resolvi adaptar e fazer cinnamon rolls. Ficou MUITO BOM! Único inconveniente é que exagerei no recheio (já tou ajustando no que tá aqui) e o caramelo escorreu e fez uma bagunça no forno e na forma.

Você vai precisar de uma forma de cupcakes ou algo assim pra assar. Se não tiver, eu colocaria os bolinhos um do lado do outro na forma, grudadinhos, pode ser inclusive forma de buraco no meio. A massa se bate na batedeira com pá de pão por 10min, ou você pode sovar na mão também.

Ingredientes da massa:

– 1/2 xícara de leite morno

– 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco

– 1 ovo em temperatura ambiente

– 1/4 de xícara de açúcar

– 3 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– 1/2 colher de chá de sal

– 2 xícaras de farinha

Ingredientes do recheio:

– 1/2 xícara de açúcar mascavo (se quiser fazer de chocolate, substitua o mascavo por chocolate ralado)

– 1/4 xícara de açúcar

– uma pitada de sal

– 1 colher de chá de canela (se usar chocolate pode tirar toda a canela ou manter só uma pitada)

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de fazer:

Prepare a massa primeiro — misture o fermento e leite morno e deixe quieto uns 5min. Enquanto isso, bata o ovo e o açúcar até espumar. Misture os dois.

Na batedeira, coloque a farinha e o sal, misture, e adicione a mistura líquida toda. Por último coloque a manteiga, e sove até a massa ficar homogênea e unida, uns 10 minutos de trabalho braçal se for na mão.

Deixe essa massa coberta com pano, temperatura ambiente, por mais ou menos 1h ou até dobrar.

Enquanto isso, faça o recheio simplesmente misturando tudo 🙂

Depois de crescida, abra a massa como um grande retângulo (eu usei um rolo, mas a massa é ótima de trabalhar, pode abrir com a mão se quiser), pensando que você vai fazer um rocambole grandão.

Espalhe o recheio (ele é pastoso, pode colocar pedaços espalhados pela massa) em tudo, e enrole a massa como um rocambole. Você vai cortar o rocambole em pedaços e colocar na forma untada só com manteiga, e levar direto ao forno pré aquecido (180C) por 15-20min ou até dourar.

Aí é só comer loucamente!

Deixe uma resposta