Estações

É muito encantador observar o quanto as estações do ano modificam o entorno, afetam a natureza e o comportamento das pessoas. Alguns alimentos só aparecem em certas épocas do ano, e as cores ao redor, os cheiros, tudo completamente diferente.

No Brasil, pelo menos na região Sudeste onde sempre vivi, temos algumas mudanças, é claro, mas são sutis e menos impactantes. Calorão no verão, inverno de vez em quando frio alguns dias, mas a paisagem é basicamente a mesma: tudo verde, tudo florido. Algumas frutas mais teimosas não dão em qualquer época do ano, mas pra comprar a gente acha quase de tudo, o ano todo. O verde permanece, as flores é que mudam um pouco. A Dama da noite no verão, algumas flores do inverno, e o céu de inverno que é ainda mais lindo que o do verão. E a chuva, que é mais forte e rápida no verão, também chama a atenção.

Aqui parece que é outro mundo, de tão radical a mudança. Com o calor as plantas crescem LOUCAS, de um dia pro outro, as flores invadem tudo, as pessoas saem pra rua como se não houvesse amanhã. E o céu é mais claro, azul, é mais bonito mesmo, pelo menos nessa parte do país. O inverno é cinza e chuvoso — eu adoro. Mas deve ser porque passei a vida no sol e calor, e enjoei.

Cada local tem sua beleza, e o Brasil é abençoado por um clima e solo espetaculares. Mas acho muito mágica essa mudança das estações e o efeito que tem nas pessoas, e na vida. Parece que quem tem estações do ano rigorosas valoriza mais cada uma delas, e teme o inverno (como deve ser. É quando se morre e se passa fome!).

A alegria e gratidão pelos dias de sol, pela colheita, frutas e chuva nos meses mais quentes são bonitos de ver e viver ❤️

Deixe um comentário