Focaccia, meu amor ❤️

Eu finalmente fiz meu levain, aproveitando a quarentena, e tou experimentando tudo que é forma de pão. Algumas dão certo, outras nem tanto… mas essa, que eu peguei de algum canto e adaptei, ficou tão maravilhosa que não posso perder!

Se quiser começar seu levain, recomendo o post da Neide Rigo ou esse método que achei super divertido.

Ingredientes

– 500g de farinha de trigo

– 235g de levain 1:2:3 bem ativo (*)

– 300g de água fria

– 50g (4 colheres de sopa) de azeite na massa e mais um tanto pra trabalhar a massa!

– 1 colher de sopa rasa de sal

– 1 colher de sopa rasa de mel ou açúcar

Pra “cobertura” você pode usar de tudo: desde a mais simples que é sal grosso e alecrim, até tomate cereja, azeitona, cebola, alho… eu gosto de sal, alecrim e tomate, como na foto.

Utensílios

Você vai precisar de uma batedeira de massa pesada ou ter um braço bom pra sovar a massa por uns 15min 🙂

Assadeira / Pirex grande de ir ao forno

Papel filme

Modo de fazer

(*) Ative seu levain várias horas antes, método 1 parte de levain, 2 de água e 3 de farinha. Deixe ele dobrar de volume pra usar.

Misture o levain, água e farinha, até ficar homogêneo e deixe descansar por 1h. Isso é o que se chama autólise, para a farinha absorver bem o líquido e formar a rede de glúten.

Aí leve pra batedeira, juntando sal, açúcar / mel e azeite e deixe batendo por 15min. Leve pra uma forma / assadeira com azeite (capricha) que caiba a massa com folga e possa colocar um papel filme por cima depois.

Nas próximas 2 horas você vai “dobrar” essa massa a cada 30min. Eu dobro assim: molho a mão no azeite, pego a massa toda nas 2 mãos e coloco cada lado no meio (mão direita pro meio; mão esquerda pro meio, por cima da direita que já dobrei) e depois faço a mesma coisa de cima pra baixo. Meio como dobrar um papel em 4.

Coloca o pacotinho na assadeira de volta, cobre e repete 4x.

Finalizou a última dobra, na última vez antes de voltar a massa pra assadeira, bota um montão de azeite no fundo onde a massa vai dormir. Juro que você vai me agradecer 🙂

Coloca a massa coberta com papel filme na geladeira e deixa por 8-12h. O levain não cresce de uma hora pra outra como o fermento seco / biológico, precisa de tempo, e por isso é mais gostoso e mais leve pra digestão. As bactérias trabalham bastante pra gente nesse tempo e a massa fica cheia de ar!

No dia seguinte você pega sua massa, tira da geladeira por 1h e então coloca seus dedinhos melados de azeite com muito carinho no meio da massa toda pra fazer os furinhos. Aí coloca sua cobertura, assim:

A massa vai estar com bastante ar dentro, depois de ficar na geladeira, e queremos que as bolhas se preservem! Então faz com cuidado e carinho mesmo.

Joga mais azeite por cima, e assa no forno quente pré aquecido (200C, 390F) até dourar bem, uns 20min mais ou menos.

Espere esfriar um pouco pra cortar, pois o pão continua assando depois de sair do forno.

❤️

Deixe uma resposta