Se mexam, rapazes!

Muito boa matéria escrita pela Renata Corrêa para Marie Claire falando do assunto velho aqui no meu perfil: a carga mental que recai sobre as mulheres porque homens não aprendem — e se recusam a aprender — o básico da gestão de uma casa, de uma família.

Nenhuma mulher merece ter que ficar mandando homens fazerem tarefas. Isso, por si só, já é um inferno na nossa vida.

Homens precisam aprender a duração dos alimentos, como prepará-los e preservá-los, com que frequência trocar toalhas e lençóis, como limpar banheiro, quais são as atividades de limpeza e em que ordem, como planejar as compras para não faltar nada, qual é a alimentação adequada para as crianças, e quando vence a conta de luz.

Essa ignorância é um sinal claro do machismo da sociedade, e que é perpetuado pelos homens que, quando confrontados com essa realidade, se fazem de burros — “ain mas eu não sei!”. Quem aprende a jogar um videogame novo, configurar uma TV ou celular novos é perfeitamente capaz de aprender tudo isso. “Ain mas eu não consigo lembrar de tudo!” — anota, coloca tarefa no celular, e mais importante que tudo isso: assuma-se responsável por essas tarefas, ao invés de deixar pela mulher da casa. É melhor errar e fazer do que usar o “não sei” como muleta.

Sim, homens, vocês têm uma falha de formação, que vem das suas famílias. É responsabilidade de vocês corrigir essa falha, e não nossa como mulheres de compensá-la.

Deixe uma resposta