Testes de levain!

Vim relatar uma experiência interessante com meu levain essa semana, de repente ajuda alguém com pouca experiência assim como eu 😉

Primeira coisa é que eu tenho 2 levains, e refresco só quando uso, a cada 10 dias mais ou menos (ou seja, ele fica até 20 dias na geladeira de boa).

Ontem resolvi dividir em 2 e refrescar diferente pra 2 receitas: focaccia e pão italiano. Pra focaccia fiz 1:1:1 e pro italiano 1:2:3. O primeiro levain ativou mega rápido, e murchou, ficou líquido. O segundo demorou a ativar mas ficou imenso, e denso.

Confundi as receitas na hora de fazer e coloquei azeite no pão italiano 😬. Ele ficou uma massa mais pesada do que costumo fazer, mas bem ativa. A massa da focaccia ficou impossível de manipular, só consegui fazer dobras com a colher, já na forma. A estrutura não sustentou a fermentação, apesar de ter bolhas.

Fiz dobras (4, a cada 30min) e deixei na geladeira por 10h. Ficou por 1h fora, enquanto eu preparava pra assar, e ambas assaram em temperatura alta, a focaccia na forma aberta e o italiano na panela com papel alumínio (não coube a tampa no forno).

Vocês podem reparar que eu sou meio bagunçada hahahhaha mas ambas deram certo! A focaccia cresceu pouco mas ficou muito gostosa — fofa por dentro e crocante por fora. O italiano ficou lindo! Não vi por dentro ainda, está esfriando, mas tou confiante que tá gostoso também.

Não desistam, e se divirtam com seus levain!!! 🙂

Deixe uma resposta