Livros: uma lista #10

o #livro10 (ufa!) é “it”, ou “a coisa”, de stephen king, o gênio máximo 😉 sou mega fã do autor, e venho lendo e relendo esse livro há +20 anos sem cansar, por alguns motivos…

amo terror, seja filme, série, quadrinho, livro. até filme / livro trash de terror eu gosto! mas esse é especial, porque acho que dá medo MESMO, não é susto, suspense, é terror de arrepiar quando lê e deixar o livro de lado quando se está sozinha (aconteceu comigo em vários momentos nas primeiras vezes que li). pennywise é um dos vilões mais horrorosos de terror, habita meu imaginário e não posso mais ver palhaços nem balões vermelhos hahahhahahaha!

o segundo motivo é literário mesmo — a narrativa desse livro é excepcional e inovadora. o formato de contar essa história é parte dela, talvez seja o que faz a tensão se acumular como uma espiral, um vórtex, é muito louco. ele usa o recurso de mesclar passado e presente “alinhados” (pois a história é uma repetição) e trazendo múltiplos pontos de vista e personagens pra contar a história. pensando agora, essa forma de apresentar a história tem tambám e ver com a natureza do vilão, que só se aprende qual é no final da história.

recomendo demais esse livro pra quem gosta de boas narrativas e pra quem curte terror. pra quem tem medo e não consegue ler, melhor nem começar, porque é TENSO.

sobre IT: https://en.wikipedia.org/wiki/It_(novel)

um artigo delicioso sobre a experiência de leitura de IT: https://lareviewofbooks.org/article/where-it-was-rereading-stephen-kings-it-on-its-30th-anniversary/#!

Deixe um comentário