diário do otto: 4 meses

otto,

é verdade quando dizem que o amor pelo nosso filho só aumenta. é incrível como amamos você mais e mais, quanto mais o conhecemos! você só está nesse mundo há 4 meses e parece que conheço você a vida toda: suas gracinhas, suas manias, as caras que você faz.

este foi um mês de grandes mudanças. fizemos com você uma viagem longa pela primeira vez, para marília. a família do papai é toda de lá, e estavam loucos pra conhecer você. ficamos na casa da sua avó, e você conheceu seus tios e tias avós, suas bisavós e alguns primos. todos adoraram você, claro, e você foi charmosíssimo como sempre. riu pra todo mundo, não estranhou ninguém. parece que bebês não estranham mesmo nessa idade, vamos ver se você vai continuar assim simpático mais pra frente 🙂

esse foi seu primeiro natal e ano novo. tiramos muitas fotos, e você brincou bastante. aliás, uma das grandes mudanças é que você está se distraindo sozinho. no seu quarto mês, você começou a pegar os brinquedos, a prestar atenção ao seu redor com mais clareza, a chorar menos e “falar” mais. você está falando loucamente agora, é muito engraçado!

você começou a “falar” com o AÚ (feito cachorro) e agora tem todo um repertório novo e hilário. descobrimos que essa vocalização não é fala, são exercícios vocais de exploração, uma brincadeira de descoberta. morremos de rir com seus barulhos novos, e você vai dos registros mais agudos (parece uma harpia) até os mais graves (parece o godzila), nos divertindo um monte.

você também consegue agora pegar objetos com mais firmeza, embora sem muito controle. e leva absolutamente tudo à boa, um perigo. você aprendeu a tirar a própria chupeta, mas ainda não aprendeu a colocá-la de volta, dando um certo trabalho pra nós 🙂

e o mais legal: você aprendeu a se virar de lado e de bruços (uma vez só por enquanto, mas foi sozinho!). sua cabeça está tão firme que está fácil de deixá-lo sentado (com suporte, porque você “tomba”) e levantar você segurando as mãozinhas.

você agora não somente ri pra gente, mas gargalha. ainda não descobrimos nada que faça você gargalhar sempre, mas estamos aprendendo. sua carinha de bom humor de manhã é a coisa mais fofa do mundo. temos a impressão que você reconhece as pessoas agora, e fica mais feliz quando vê os que você conhece melhor.

ainda estamos tendo trabalho pra mamar, nós dois. eu tenho um monte de leite, você é impaciente e comilão… parece que você tem refluxo de vez em quando, e fica chato pra mamar e dormir. aliás, dormir ainda é um problema pra você… não tem uma soneca que seja tranquila, você sempre chora e reclama pra dormir, mesmo quando está caindo de sono. ligado no 220v 🙂

em resumo, você cresceu e está amadurecendo, menino. você tem chorado menos, e aos poucos está estabelecendo sua rotina. ainda não temos horário certinho de comer e dormir, mas você mama só 2 vezes por noite com frequência, facilitando meu sono.

e você teve seu primeiro resfriado ou reação alérgica, não sabemos ainda… você tossiu um monte e teve secreções. um saco pra você e pra nós. mas não havia nada a fazer além de manter você hidratado e lavar seu nariz com soro duas a três vezes ao dia (achei que você ia odiar, mas você não deu muita bola).

no mais, você ganhou um chiqueirinho/berço super legal da sua avó, e agora podemos brincar com você sem ficar no colo o tempo todo, e você pode treinar seus rolamentos 😀

aprendi que esse amor que sentimos por você só cresce, por mais impossível que pareça. quanto mais conhecemos você, mais o amamos. você é um serzinho divertido e muito muito bravo. impaciente e risonho. um doce de criatura!

veja fotos do seu quarto mês, e vamos ao quinto mês, muitas novidades virão.

beijos da mamãe.

One thought on “diário do otto: 4 meses

  1. Pingback: diário do otto: 1 ano e 2 meses | Fabricando

Leave a Reply