fabricando

amamentação: depois de 2 meses…

May 6, 2011 · 6 Comments

… muitas coisas mudaram.

mantive a rotina de ordenha/amamentação como programado, mas o leite da ordenha diminuiu gradativamente, até chegar a 40ml por tirada 🙁 (no início eu tirava 150ml por vez).

acho que um fator importante para a diminuição do leite foi o fato do otto demandar menos leite mesmo, quando estava mamando, pois é mais interessado na comida sólida que no leite. até o suco ele tem gostado cada vez menos, preferindo as frutas inteiras. outro fator acho que foi a eliminação da mamada da madrugada, diminuindo a frequência de demanda (que pode também reduzir a quantidade).

uma das coisas que poderia ter feito quando percebi que o leite estava diminuindo é aumentar a frequência de ordenha e das mamadas do otto, pra estimular e produzir mais. mas sinceramente, seria um sacrifício (acordar de novo a madrugada toda, fazer mais pausas ainda no trabalho) que eu não estava disposta a fazer. até porque ele já está com 8 meses, e mamou só leite materno até agora. tá bom, né?

junto com essa diminuição começou a ficar cada vez mais horrível o período da noite: ele nunca dormiu a noite toda, acorda várias vezes desde que nasceu (normalmente pra mamar, mas pra pedir colo também). até o sétimo mês mantive a rotina de mamar de madrugada, mas resolvi parar, pelo bem da minha sanidade no dia seguinte no trabalho. e como ele mamava cada vez menos a cada mamada no peito, a noite estava um inferno de choradeira…

e durante o dia, tudo uma beleza (mesmo com menos leite), pois ele come MUITO bem e não tem fome. esse menino sem fome é um anjo. depois de conversarmos com o pediatra, ele sugeriu dar NAN (ou equivalente) na mamada da noite, 210ml, pra testar, e continuar dando o peito nas demais mamadas quando possível.

ele adorou o NAN, tomou tudo e passou a dormir muito melhor, felizmente. ainda acorda pedindo colo, mas agora sabemos que não é fome (e ele volta a dormir sem muito choro).

mantive então 2 mamadas por dia (7h e 19h) no peito, e 2 mamadas na mamadeira (15h e 23h/meia-noite). ele ainda tem os benefícios do leite materno, mas sem que eu precise me matar de dar o peito.

pude então parar com a ordenha, que apesar de ser tranquila demanda bom planejamento e 2 intervalos por dia no trabalho. ainda que tenho sorte de poder fazer esses 2 intervalos, e ter onde armazenar, etc.

resumindo, estou feliz por ter podido alimentá-lo exclusivamente com leite materno até os 8 meses, e por continuar amamentando parcialmente a partir de agora. continuo contando como está sendo a rotina, até que ele pare de mamar quando quiser ou até quando eu não aguentar mais 🙂 (seja por saco cheio, seja por causa das mordidas do mocinho com 7 dentes)

Categories: amamentação

6 responses so far ↓

  • Bruna // May 9, 2011 at 11:22 pm |

    Oi Zel

    Adoro este blog – ando contemplando a idéia da maternidade e a honestidade dos seus posts é muito inspiradora. Dei o post sobre amor de mãe para a minha mãe ler e ela ficou encantada, dizendo que se identificou muito!

    Eu estou super curiosa para saber como tem sido sua relação com o trabalho agora que você voltou à ativa. Tenho colegas de trabalho que estavam subindo pelas paredes de tédio e loucas para voltar da licença-maternidade, enquanto outras dizem que só não largam tudo para ficar com o bebê porque realmente precisam trabalhar. Meu trabalho toma muitas, muitas horas do meu dia além das 8 de praxe e fico pensando se conseguiria dar conta de um pequeno! Dizem que as mulheres ficam mais produtivas e usam melhor o tempo depois que são mães, afinal, cada minuto conta…como tem sido para você?

    E o Otto está a cada dia mais lindo!

    Um beijo!

    Bruna

    • zel // May 10, 2011 at 9:45 am |

      bruna, vou escrever um post sobre isso, o assunto é interessante sim 🙂 fico feliz em saber que de alguma forma posso ajudar outras mulheres a decidir ou a se tranquilizarem em relação à maternidade.

      ou assustar uma ou outra indecisa 😀

      beijos!

  • Suzi // May 11, 2011 at 7:49 am |

    hahahahaha adoro as histórias do Ogrinho comilão, Zel. Sorry…eu sei (acredite) o trabalhão que é, mas é divertido de ver!
    A gente ri até hoje quiemcasa do meu método qdo eles me mordiam o peito: eu apertava (de leve) o narizinho deles. Pra respirar tem que abrir a boca, ne? rararara Eles acham a maior crueldade! Eu achava mais cruel aquelas serrinhas de dentes me cortando os peitos!
    beijos!

  • Raquel // May 11, 2011 at 10:00 pm |

    Zel, agora e minha vez de te pedir uma dica: como foi o processo de parar de tirar o leite com a bomba durante o dia? Eu reduzi as minhas sessoes de tres para uma, mas estou com medo de eliminar essa ultima e ter mastite de novo. A Vivian comecou a tomar leite de vaca e nao precisa mais do leite que eu bombeio e nao vejo a hora de ficar livre disso!
    Beijos

    • zel // May 12, 2011 at 9:33 am |

      querida, eu não tive dificuldade nenhuma, porque desde o mês 4 do otto (que ele começou a mamar só o quanto queria, e bem rápido), meu peito não fica inchado nem pesado. o leite só era produzido no momento que ele começava a mamar… além disso, como a partir do 6o mês ele reduziu o volume (come mais que mama), meu peito simplesmente não inchava. eu tirava leite porque estava marcado no relógio, e pra dar pra ele mesmo.

      quando decidi parar de ordenhar porque ele começou com o NAN de tarde e madrugada, foi só parar. não senti nadinha no peito, nenhum desconforto, e quando ele mama (manhã e noite) o leite sai normalmente…

      experimenta não ordenhar, acho que não vai fazer diferença!

      beijos.

You must be logged in to post a comment.