fabricando

a saga do sono progride (mas melhora!)

October 18, 2011 · 12 Comments

depois de 1 ano de dificuldades com a noite (clique aqui pra acompanhar), eis que estamos chegando a algum lugar!

vejam o roteiro do nosso filme de terror, com evoluções:

dormir-somente-no-colo >> fazer-dormir-pulando-na-bola-e-ir-pro-berço-chorar-4x por noite-voltar-pro-colo >> fazer-dormir-pulando-na-bola-chorar 4x por noite-e-continuar-no-berço >> fazer-dormir-no-colo-chorar 2x por noite-e-ficar-no-berço >> fazer-dormir-no-colo-dar 2x de mamar sem muito choro-e-ficar-no-berço

o próximo passo natural dessa aula de aeróbica mexicana foi não fazer mais dormir no colo, e ensiná-lo a dormir “sozinho” no berço. alguns dizem que devíamos ter feito isso desde o começo, e pode até ser verdade, mas é mais fácil falar que fazer. talvez alguns bebês sejam menos teimosos, ou talvez os pais sejam mais teimosos que seus filhos, não sei. só sei que somos menos teimosos que o otto, e com coração mole de manteiga. não conseguimos deixar ele chorando, principalmente quando era bem pequeninho. ainda mais depois de 1 semana de UTI (a gente fica mais mole, quer compensar o período de afastamento, sabe?).

há quem creia que se deve deixar o bebê chorar, até aprender que pode dormir sozinho e não tem problema nenhum. fico feliz se funcionou pra você e entendo a lógica, mas pra nós isso nunca foi uma opção viável (ambos sofreríamos muito). e infelizmente foi sempre muito inconveniente dormir com o otto na cama, porque ele se mexe muito e cada vez que “encontrava” com a gente, acordava e chorava. ou seja: ninguém dorme. preferimos então fazê-lo dormir até o dia “D”, em que ele (ou nós? :D) estaria pronto pra dormir sozinho.

começamos a deixá-lo chorar quando percebemos que o drama era simplesmente sono, e que não adiantava pegar no colo (não ficava mais feliz nem mais confortável). foi quando entendemos que ele precisava (para seu próprio bem) aprender a dormir por conta própria, pois não estávamos mais podendo ajudar. e seguimos a recomendação do nosso pediatra: deixem que ele fique no berço, mesmo chorando, mas fiquem ao lado dele, pra que ele não se sinta sozinho.

fizemos assim: até os 8 meses, dormia no colo e quando chorava a gente pegava e fazia dormir de novo; a partir de 8 meses não tirávamos mais do berço quando chorava à noite, ficávamos do lado dele “ninando” até que dormisse de novo; a partir de 10 meses mais ou menos comecei a não ninar exatamente antes de dormir, mas somente segurar no colo até adormecer; com mais ou menos 1 ano começamos a ensinar a dormir no berço direto, e agora sim o sono dele melhorou!

não sei exatamente quando foi, mas um dia decidi que reforçaria o ritual do sono, pra marcar bem na cabecinha dele a hora de dormir, e colocaria no berço. e ficou assim: banho, massagem com creme, roupinha de dormir, escovar os dentes, historinha (no colo), boa noite e berço. uma vez no berço, não converso mais com ele. ele frequentemente levanta e fica de pé, senta, resiste, e eu coloco deitado de novo. entre 10-40min ele acha uma posição confortável e dorme, sozinho. às vezes quer segurar minha mão, ou pede carinho (puxa minha mão pra cabeça ou pro pezinho), mas já sabe como dormir. e quando acorda à noite (pouco frequente agora, 1 ou 2 vezes quando muito) geralmente dorme de novo rápido (e às vezes nem precisamos estar do lado).

uma coisa que aprendi pesquisando sobre o assunto por aí é que crianças pequenas realmente acordam à noite, é comum. e tudo fica mais fácil quando elas acordam no mesmo lugar em que dormiram (reconhecem o lugar) e sabem dormir sozinhas de novo. algumas aprendem cedo e outras, como otto, demoram mais.

munidos de toda paciência que somente os pais da criatura tem, fomos nos adaptando nestes quase 14 meses, pra tornar a vida dele mais fácil e sem sofrimento (apesar do nosso sofrimento e cansaço, diga-se). parece que estamos na fase final do aprendizado do sono, e já não era sem tempo. sabemos que enquanto ele for bebê nunca vai ser simples, fácil, mas já melhorou TANTO que só consigo respirar aliviada.

UFA. está melhorando. há esperança, minha gente, leiam meu relato e creiam 🙂

Categories: maternidade · sono

12 responses so far ↓

  • Êmili // October 19, 2011 at 10:47 am |

    Zel,
    O sono do Yuri também tem melhorado graças a Deus. Tem algumas noites que ele está dormindo a noite inteira (vai até as 6:30, 7h) e eu agradeço a Deus por isso. Na maioria das vezes ele acorda de madrugada e eu tenho que levá-lo pra rede pra ele voltar a dormir. O engraçado é que de uns dias pra cá quando ele acorda se eu tento tirar ele do berço ele chora e dá os bracinhos pra voltar pro berço, aí eu coloco ele lá e fica rolando de um lado pro outro até dormir, mas eu tenho que ficar ali com ele, porque se eu saio ele acorda e fica em pé chorando. Eu fico lá uns 20 min até ele dormir e nesse tempo ele fica abrindo o olho pra ver se ainda estou por ali, rs. Tem que ter mesmo muita paciência não é?

  • Luciana // October 19, 2011 at 1:24 pm |

    Oi Zel ..

    Vc já viu o livro “A encantadora de bebês resolve todos os seus problemas”, né ? Olha, eu comprei esse livro antes da Laura nascer, li uns trechos e deixei meio de lado. Qd ela nasceu eu perguntei pro pediatra dela o que ele achava e ele disse que não gostava dessas técnicas de “treinamento super americanizado”, onde os bebês tem que ser iguais aos outros ou melhores.

    Eu entendo o ponto dele. Mas no desespero eu fui ler o resto. Eu disse que tentaria colocar algumas coisas em prática pq me parecia mt sensato o que ela falava no livro (inclusive ela fala que não recomenda deixar chorar pra “aprender” a dormir. Nunca.) ele encarou na boa e disse pra que eu fizesse o que achasse melhor.

    Bom, qd a Laura fez 3 meses eu achei que a era negra tinha passado, pq TODO mundo fala que qd faz 3 meses tuuuudo melhora. Mas não melhorou. Eu sou uma pessoa que PRECISA dormir. Não consigo ficar sem dormir. Sou uma louca com sono. Bateu o desespero e eu resolvi: HJ EU ACABO COM ISSO ! (isso já fazem 3 semanas !)

    Mulher, se eu te disser que desde esse dia, a minha filha querida e amada DOOOORRRMMMEEEE a noite INTEIRINHA !!! Vc acredita ?!?! Segui o “roteiro” da autora, me dispus a ficar uma semana em casa (se precisasse até duas !) pra deixar tudo cronometrado e fazer idêntico ao que ela fala para não ter como (eu) acusar de ter deixado alguma coisa passar. Mas logo de cara as coisas melhoraram.

    Como eu disse, desde o primeiro dia ela dormiu a noite toda. Mamar as 19:00, banho em seguida e berço as 19:30. Pego ela ainda dormindo entre as 22:00 e 23:00, dou de mamar de novo e volta dormindo. Depois, só as 07:00 da manhã. Nem eu acreditei. Na primeira e segunda noite eu nem dormi direito, achando que ela ia chamar … hahaha … mas não chamou. O que deu um pouco mais de trabalho, foi a soneca do dia, pq eu estava fazendo o esquema de 3 em 3 horas, sendo que ela já estava apta pro esquema de 4 em 4 horas. Foi mudar isso e tudo encaixou de verdade. Bom, no final dessa semana eu estava uma pilha de cansaço, pq eu só fazia isso. Li e reli o bendito livro de cabo a rabo, voltando a todo instante pra ver o que eu poderia estar fazendo de “errado” e poder “consertar”. No momento que eu desencanei um pouco, que as coisas realmente se encaixaram …. pq no final das contas, o que a autora fala é simplesmente para a gente observar o nosso pequeno rebento e percebendo como ele é, adaptar a nossa rotina.

    Olha, sou outra pessoa. E minha filhota tb. Sempre que possível eu recomendo esse livro. No próximo filho, tb vou amamentar em livre demanda. Mas dessa vez, até eu perceber que ele já está bem o suficiente pra suportar a rotina. Pq com rotina eles sabem o que esperar e tudo fica mais fácil. Se vc tiver interesse, ainda da tempo de aprender umas técnicas e eu posso ver de escanear a parte do livro que te interessaria e te mandar. É só falar !!

    No resto, boa sorte ai querida .. só eu sei o que é ficar sem dormir !!!

    Um beijão

    • zel // October 19, 2011 at 2:07 pm |

      oba, eu quero sim! pode mandar: zel_contato (arroba) hotmail.com

      olha, mas pela sua descrição, a situação é BEM diferente. o otto sempre mamou em livre demanda, fui ajustando com ele os intervalos, e nos 2 primeiros meses inteiros ele mamava de 2 em 2 horas 24/7. a partir do 3o mês até o 6o, de 3 em 3h (inclusive à noite, de madrugada). só depois que começou a comer foi pra 4 em 4 horas (inclusive à noite), viu?

      já me disseram que meninos são mais fominhas mesmo, e o otto é MUITO comilão. dureza!

      beijo 🙂

  • Luciana // October 21, 2011 at 9:28 am |

    Podexá Zel !

    Assim que eu conseguir, eu te mando. Mas se vc tiver a oportunidade de ler o livro, mesmo que vc não queira ter outro filho e já tenha passado das fases anteriores, é legal, pq ela dá mt exemplo interessante e de alguma forma algum vai calhar com as sua realidade.

    A Laura tb mamava em LD até o 3, praticamente 4 mês, mas ela sempre foi meio regularizada, então o que eu fiz foi praticamente colocar uma ordem na bagunça, pq ela ia quase sozinha de 3 em 3 horas desde o começo …

    Vamos ver. Agora eu estou passando por outras coisas: esses dias eu achava que o leite que eu quase cheguei a doar de tanto que eu tinha, estava ficando pouco (minhas mamas não enchiam mais da mesma maneira). Daí eu falei com a homeopata e estou tomando uma homeopatia que funcionou brilhantemente. Só que agora é ELA quem está mamando pouco. Parece que ela se distrai com o farfalhar das asas de uma borboleta … hahaha … qq barulhinho e pimba, ela pára de mamar e não consigo mais fazê-la voltar.

    Estou encasquetada …. hehehe

    É isso … te mando.

    Bjs

    • zel // October 21, 2011 at 9:43 am |

      Luciana, obrigada! Só uma coisa: a partir do 3o mês o peito não incha mais mesmo, ele murcha e continua produzindo o leite conforme a demanda. Isso é absolutamente normal! O seu leite vai ser produzido conforme ela mamar, no momento da mamada.

  • Jade // November 1, 2011 at 10:50 am |

    Fico lendo e relembrando quando a Lara era pequenininha! Demorei mais ou menos o mesmo tempo que você para “aceitar” que dormir sozinha era bom e que ela precisava fazer isso…até então ela dormia no meu colo.
    Mesmo depois que eles aprendem a dormir sozinhos, passam por fases…algumas em que dormem muito bem e outras em que vivem acordando…ânimo!!!!
    Ela nunca dormiu conosco, a não ser que ficasse muito doente, então ela não aprendeu o “caminho” da nossa cama…se apredem nunca mais deixam de ir para sua cama…
    A fase atual é a da malandragem…bolar desculpas para não ir para cama…e não são coisas bobinhas não…a última artimanha é segurar a vontade de fazer cocô até a hora de ir dormir…é só colocar na cama para ela gritar…”Manhê, quero fazer cocô”! E faz a prestações…chega a ir ao banheiro 3 vezes até não ter mais nada.
    Beijos para você e para o Otto!

  • Danielle // November 1, 2011 at 9:50 pm |

    às vezes tenho pensado naquela música do chico “o meu guri”: boto ele no colo pra ele me ninar (só essa parte, pelamor!). Ainda não consegui achar que é melhor ele dormir sozinho. Mas não tenho certeza se é ele que precisa do meu colo ou se sou eu… Meu primeiro e único filho (1 ano e 2 meses), deixo-o o dia inteiro na escolinha desde os 6 meses, viajo a trabalho de 45 em 45 dias, por 5-6 dias, culpa é meu nome (do meio, ok). E saudade também. E carência, acho (como boa odara wannabe, presumo). às vezes ele dorme e continuo com ele no colo, curtindo. sei que um dia ele vai aprender a dormir sozinho; e não tenho a mínima pressa.
    Esses dias fiquei com ele no colo, ninando, e ele de olhinho fechado, quietinho, tentando dormir. De vez em quando se revirava, mudava de posição, incomodado, até que desandou a chorar, queria descer, aí resolvi colocá-lo no berço, se acomodou e dormiu. Só faltou dizer “me deixa em paz, mamãe, quero dormir!” :)))
    Mas tem que ter um colinho. Se colocar direto no berço, ele chora. E não, não consigo deixá-lo chorar sozinho. Não sei se vai causar danos a ele, mas a mim vai. O melhor conselho que recebi (o que mais me agradou, claro) foi da minha ex-analista: existem várias teorias; faça o que seu coração mandar.
    Bjs e boa sorte a todas nós!

    • zel // November 4, 2011 at 2:19 pm |

      eu adoro ficar com ele no colo, sabe. mas é complicado, o menino tá enorme e pesando quase 12kg. não dá mais 😀 pego no colo só pra contar historinha agora, e ele dorme mesmo no berço (mas eu fico lá do lado, até ele dormir)

      • Danielle // November 4, 2011 at 3:34 pm |

        Ah não, também não aguento o peso dele, tá com 11kg. Faço dormir no colo, mas sentada na poltrona de balanço ao lado do berço, com as pernas em cima do pufe! 😉

You must be logged in to post a comment.