fabricando

a rotina, esse grilhão

December 20, 2011 · 3 Comments

todos quase sem exceção recomendaram que criássemos uma rotina para o otto. o pediatra dele foi enfático: crianças precisam de rotina!

eu gosto de rotina. foi fácil não só criar mas também documentar a rotina dele — escrevemos todos os fatos importantes do dia num caderninho, pra que eu possa ver no final do dia o que aconteceu.o caderninho ajuda a babá a saber de manhã como foi a noite e que horas acordou, me ajuda a saber como foi o dia, e ajuda a sumarizar os acontecimentos do período para o pediatra (basta dar uma lida e pontuar coisas diferentes).

o menino é um relógio, seja por que ele é assim mesmo, seja porque procuramos manter a rotina dele direitinho. acorda, café da manhã, passeio, lanche, soneca; almoço, banho, soneca; passeio, lanche, leite; jantar, passeio, banho, historinha, cama; leite da meia-noite e aí só amanhã.

a comida varia, e ele se adapta bem à comida da rua, apesar de darmos tudo separadinho pra ele sem sal, açúcar ou muito tempero. ele come até pedra, essa é a verdade, o que facilita demais o fim de semana. só tem dado trabalho porque quer comer sozinho, e nem sempre é possível (me recuso a transformar a mesa do restaurante em chiqueiro. embora às vezes aconteça apesar de).

desde que respeitemos hora de sono e refeições/lanches, o menino fica muito bem.

parece fácil, né? mas não é. porque com 3 refeições principais, 2 lanches e 1 mamada no meio do dia, pense bem, quanto tempo sobra pra viver e fazer coisas? QUASE NADA!

pense ainda que ele acorda 6:30h e dorme às 19:30h. nosso dia é um corre-corre de comida, passeio e banho. e fraldas no meio, claro. se vamos a qualquer lugar à tarde, podemos sempre levar uma fruta e o leite, tudo certo. mas temos que correr pra casa pro jantar às 17:30h-18:00h e seguir rigorosamente a rotina de dormir, senão nossa noite vira um inferno.

e comprovamos a informação que lemos por aí: quanto mais atrasa o horário de dormir, pior fica. ele resiste mais ao sono quando está mais cansado. ou seja: não atrase, ou liga o modo belzebu-menino e aí é 1h pra fazer dormir já deitado no berço. choro e ranger de dentes por parte dele, e vontade da mãe de sair correndo pelada pelo condomínio por parte da mãe.

(ok, correr pelada tem menos a ver com ele e mais a ver com minhas fantasias de mulheres loucas)

resumo: rotina é ótimo pra criança e ajuda os pais no dia a dia, verdade. seguir a rotina enlouquece os pais que queriam muito, muito mesmo poder dar um passeio inocente e voltar pra casa 1 horinha mais tarde.

no, sir, not anymore.

aguardemos os 7 anos de idade, enfim. nos vemos em 2017.

Categories: alimentação · educação · maternidade · sono

3 responses so far ↓

  • Mariane Oliveira // December 28, 2011 at 9:57 am |

    Eu gosto demais de vir ao seu blog, Zel. Você fala a real, sem rodeios. Eu ajo exatamente assim com minha bebê de 7 meses: a rotina dela é sagrada, principalmente horários de sono e refeições. Por isso, sou alvo de inúmeras pressões familiares (parentes que querem me visitar às 21:30, como se nunca tivessem tido bebês em casa!) e de amigas (que não entendem que minha vida mudou e eu não posso mais sair pra tomar um café e papear às 19h30, porque é esta hora que minha filha começa a ter sono).
    É um alento ler que não sou a única a agir com disciplina quase militar em relação à rotina da Júlia.

    • zel // December 28, 2011 at 11:07 am |

      mari, obrigada! acho que a opção de seguir a rotina deve ser respeitada, porque quem lida com as consequências da falta de rotina somos nós 😀 nenhuma das amigas e nem família vêm ficar com o bebê chorando e manhoso quando está com sono ou com fome. eu mando à PQP mesmo, sem problema, hahahaha. meus amigos nunca criticaram diretamente, mas uma ou outra indireta tem sim, tipo “ah, mas ele tem que aprender a dormir/comer em outro horário”, insinuando que devo “acostumá-lo” com quebras de rotina. no dia em que essas pessoas vierem fazer o otto dormir ou aguentar ele bravo de fome a gente conversa 😀

      a família reclama que “não pode fazer barulho quando ele tá dormindo”, e que a gente é muito chato OU ele é mimado. novamente, eles que se catem. quem aguenta ele com sono e fome me enchendo o saco sou eu, na hora que ele fica pentelho todo mundo foi pra casa ou pra rua se divertir e eu tou aturando choro. faço do jeito que acho certo, que é melhor pra ele e principalmente do jeito que ME DÁ MENOS TRABALHO 🙂

      e quem acha diferente, que faça com seus próprios filhos. enquanto for eu que tenho que lidar com os chiliques, faço do jeito que funciona melhor pra mim e pra ele. e quem não respeita que se dane, e vá cuidar da vida. pra mim, é falta de respeito comigo, prefiro que fique mesmo à distância.

      beijo e boa sorte aí 🙂

  • Mariane Oliveira // January 3, 2012 at 10:41 pm |

    ADOREI! Vou imprimir e emoldurar! 🙂

You must be logged in to post a comment.