fabricando

diário do otto: 1 ano e 11 meses

August 7, 2012 · Leave a Comment

otto,

nosso pirilampo, tatuzinho, gordinho-gostoso, belzebuzinho, lourinho, peste, spríto (de porco), meninão da mami. você está tão crescido, tão bonito, tão divertido que fica até difícil sair de manhã pra trabalhar!

você acorda todo dia (na minha cama. seu pai te resgata cedinho e leva pra cama, pra gente poder dormir mais um pouquinho), abre um sorrisão enorme pra mim e quer o “aipéd”. aí, sentadinho na cama, fica vendo vídeos e dançando quando escuta as musiquinhas, enquanto eu tento dormir mais um pouquinho… por mais que eu queira dormir, é uma delícia você puxando meus braços com suas mãozinhas gordas pra eu te abraçar enquanto você ouve música e vê os vídeos.

às 7:30h chega a maria, e você quer mamar e ver “o têm” (aquele desenho medonho do thomas e seus amigos). tomo banho enquanto você faz bagunça na cozinha com a “maía” e a “patícia”, e tomamos café da manhã juntos. enquanto a mamãe toma café com leite, pão com manteiga e 1/2 mamão você se acaba de comer “quejinho” (cottage, às colheradas), “ofinho” (ovos cozidos, você adora e pede sempre), pão, biscoito e às vezes uma fruta.

suas frases estão mais longas e mais engraçadas, e as palavras que antes até saíam direitinho agora saem uma maluquice, porque você bagunça tudo de propósito, só pra ver a gente rir. “pamápo!” você diz; “e o que é pamápo, otto?!” seu pai pergunta, e você gargalha, correndo pela casa e repetindo “pamápo! pamápo!”. ainda não descobrimos o que é.

seus verbos estão incrivelmente bons, apesar de muitas frases ainda serem ao estilo do mestre yoda — “quêjo, pedaço, otto, dá”. o que mais nos impressiona são os gerúndios, porque você usa muito certinho (“andá, sozinho”. colocamos você no chão, e você sai andando dizendo “andando!”).

uma mudança significativa que senti no decorrer do mês é que você me parece mais sensível às broncas, tem ficado muito mais chateado por ser contrariado e aparenta estar realmente sentido com coisas que parecem muito simples pra nós. por exemplo: um simples não para alguma coisa que você não pode pegar (um copo de vidro, sei lá) é um drama, e você chora, chora. as horas de trocar fralda (especialmente com a babá) têm sido um DRAMA, você não quer tirar a fralda de jeito nenhum. e o cachorro-que-ri, que foi um sucesso no seu aniversário e te fez gargalhar agora é motivo de choro desconsolado. o cachorro ri e se debate e você chora, chora, chora. (mas sabe lá porque você quer ver DE NOVO. e chorar DE NOVO).

fora esses momentos muito sentimentais (que têm acontecido às vezes no meio da noite pro desgosto do seu pai), você não tem demonstrado medo de nada diferente. nem de escuro (“ecurinho”, quando apagamos a luz pra dormir), bichos, nada. o barulho ainda incomoda você (rojão, bomba, bexiga estourando, carros/motos acelerando alto, etc.) mas neste caso até EU tenho vontade de chorar, me solidarizo.

sua alimentação continua uma maravilha, você come muito bem e de tudo, e mesmo quando recusa alguma coisa come o restante. quando pergunto o que você comer, num restaurante, você diz “shalada” (ou “fauófa” ou “batata fita”) e é fã número 1 de cebola crua em rodelas. precisamos servir em TODAS as refeições. seu bafo anda um horror 😀

as noites de sono têm variado. às vezes dorme muito bem, às vezes muito mal. vamos vivendo um dia de cada vez, sempre torcendo pro dia da “noite tranquila” chegar. há quem diga que tal coisa não existe, mas não custa sonhar!

nós achamos que você nunca se interessaria por bichinhos pra dormir, mas eis que você adotou o hugo, um monstrinho preto e lindo que trouxe pra você de uma viagem. além de ser muito fofo você abraçando ele, você pede pra gente buscar e pede pra gente abraçar ele… <3 “hugo. abacinho!”

meu amor, meu meninão grande, os dias têm sido mais divertidos, bonitos e interessantes do que jamais imaginei. ver você crescer, aprender e se tornar uma criaturinha grande está sendo uma enorme aventura e um prazer.

amo você, monstrinho. beijo da mami.

(suas fotos com 23 meses)

Categories: diário · tagarela
Tagged: ,