fabricando

Entries from May 2013

e o desfralde? tá assim:

May 28, 2013 · 1 Comment

o nosso sofá, gente. aquele lindo, design italiano, chiquérimo, embelezando a casa há 13 anos? tá moribundo. xexelento, nojento, sem salvação.

graças ao nosso lindo filho, que se recusa a ir fazer xixi no banheiro e faz no sofá, bem confortável, dia sim, dia não.

e eu me RECUSO a comprar outro enquanto essa novela do desfralde não acabar. modosque conviveremos com um sofá que lembra vagamente os banheiros da rodoviária do tietê.

ser mãe é UMA ALEGRIA SEM FIM, né gente? 😀

#RIPsofá #0800casasbahia

Categories: desfralde
Tagged:

leituras interessantes via facebook

May 28, 2013 · 1 Comment

o facebook tem se mostrado uma ferramenta muito legal para obter informações sobre educação, além de ser divertido 🙂 então aproveito para compilar alguns links legais sobre o assunto aqui do blog. enjoy!

pedagogia waldorf e a escolarização precoce

como conversar com meninas

 

Categories: educação · escola
Tagged: , , , ,

diário do otto: 2 anos e 9 meses

May 28, 2013 · Leave a Comment

otto,

ah, menino, o famoso terrible twos veio com força no último mês! como toda criança aprendendo sobre o mundo, você faz tentativas e testes dos limites ao seu redor. físicos (sua cabeça cheia de galos que o diga) e emocionais. e nós, seus pais sempre atentos, estamos aqui pra garantir que os limites existam, apesar do trabalho danado que dá fazer isso.

um dia, se resolver ter filhos, você vai descobrir o quanto é difícil (e interessante, não vou negar) criar um ser humano. ou melhor — transformá-lo num cidadão, e não simplesmente num membro da mesma espécie. seria mais simples ceder, dizer sempre sim e seguir fingindo que estamos educando. mas optamos por ensinar você a ser um cara legal, consciente da existência de pessoas ao redor. um carinha que diz OI e TCHAU, que fala por favor e obrigado, que senta para comer com outros seres humanos. que se comporta a maior parte do tempo como um ser humano normal e sociável.

maior parte, eu digo, porque você está na fase de nos contradizer, de contradizer o mundo e a realidade. constatamos “olha, está chovendo!” e você dá um chilique-monstro, afirmando “NÃO TÁ CHOVENDO, TÁ SOL”. discute as cores (“isso não é vermelho, é AZUL”. e é vermelho), inverte as músicas todas (“NÃO atirei o pau no gato-to, mas o gato-to MORREU-REU-REU”). e assim vamos, virando os olhos e suspirando, pra não contrariar você. até porque não adianta — se concordamos que o azul é vermelho, você muda de ideia e o vermelho vira então vermelho mesmo, era o azul que estava errado. porque o importante é ser do contra, e discordar e dizer não.

o que fazemos? deixamos você ser do contra, a maior parte do tempo, sem stress. o problema é a menor parte do tempo, quando confrontamos por necessidade, e temos que lidar com sua frustração por ser contrariado. grito, choro, chilique e ranger de dentes. tudo muito chato e desagradável, mas enfim, sabemos que faz parte. e que um dia ainda contaremos essas histórias e você vai (com sorte) achar graça também.

neste mês, estivemos de férias, viajando bastante, e foi muito legal (fora os chiliques, claro). você amou a praia como sempre, viu golfinhos, nadou “sozinho” (de bóia de braço) na piscina e no mar, que era igual a uma piscina, tomou sorvete, dormiu até tarde, andou de avião… muitas coisas legais, pra gente guardar de lembrança. nestas férias também visitamos seus avós em marília e seu tio e avô em ubatuba. visitamos o projeto tamar, que você adorou (as tartarugas são lindas!), comemos bem, dormimos bem. tudo bem gostoso!

as conversas com você continuam muito divertidas, e cada vez mais complexas. você anda inventando mais histórias malucas que nos fazem morrer de rir 🙂 essa semana, me contou a história do bote dos indiozinhos em outra versão: o bote VIROU, e o jacaré comeu os pés e pernas dos indiozinhos. quando perguntei o que acontecia depois, disse que eles ficaram “estragados” e não podiam sentar, e aí encerrou dizendo que “consertaram” eles, e tudo voltou ao normal. há uns dias você virou pra mim e disse “mamãe, você é uma figura!”. como não amar?

neste fim de semana, pela primeira vez na vida toda, você viu um filme INTEIRO! \o/ colocamos detona ralph (desenho totalmente nerd, eu e seu pai AMAMOS) e você não só assistiu tudo como ficava comentando, nas horas “tensas” do filme: “o que vai acontecer agora?” <3

o seu desfralde, em compensação, vai na mesma: xixi quase sob controle, cocô progresso zero %. estamos tentando não nos estressar com isso, mas confesso que com o frio chegando a história piora, e fica mais complicada (roupa pra lavar, roupa molhada). mas vamos lá, nunca vi nenhum adulto normal usando fralda 😀

sua alimentação continua ótima no geral, em comparação com o que vemos por aí, mas você está mais seletivo desde que começou a fase “do contra”. come em menor quantidade, e escolhe mais. como sempre oferecemos muita variedade, não tem sido exatamente um problema, pois alguma coisa você sempre come (especialmente o que você escolhe, claro). mas algumas refeições você recusa quase tudo, e nossa política não mudou: come o que tem, ou não come. e aí só come na próxima refeição, nada de exceções. o que acontece na prática é que na próxima refeição você está com fome, e come o que tiver. e se não comer… só na próxima 🙂

continuamos firmes no propósito de minimizar açúcar e comidas não-saudáveis, e tem funcionado bem. você come o que tiver, sem grandes dramas. e por enquanto ainda não pede doces (e como não temos em casa, facilita bastante manter o controle em dias normais).

seu sono está bem, desde que durma na cama conosco. estamos ensaiando a sua mudança de volta pro quarto, mas ainda com bastante medo. afinal, nós só começamos a dormir depois que você veio dormir conosco. estamos escaldados, e relutantes em abrir mão de um sono tranquilo… vamos ver como segue nos próximos meses.

no mais, você está um menino lindo, educado (a maior parte do tempo, pelo menos), feliz, muito sorridente e carinhoso. é um prazer muito grande estar com você a maior parte do tempo 😀 na hora do chilique, a mamãe sempre pensa em chamar a mamãe-saruê pra um acampamento.

as fotos dos seus 2 anos e 9 meses você acha aqui.

beijo enorme da sua mamãe-figura.

Categories: diário · terrible twos

apanhado do facebook: para não perder (Fev-Mai)

May 26, 2013 · Leave a Comment

percebi que falo muito sobre o Otto no facebook, coisas engraçadas ou insights sobre maternidade de forma geral que cabem muito bem aqui, então estou compilando mês a mês, e resgatei esses posts para não esquecer 🙂

**

[maio] Hoje o Otto deixou a gente tomando café na cozinha e sentou no chão do quarto pra “ler”. Ficou lá sozinho, “lendo”, feito um ser humano e não essas criaturas de outro planeta que são as crianças pequenas.

Não sei explicar direito a emoção de ver uma criaturinha desse tamanho com um livro no colo, “lendo”.

<3 <3 <3

**

[may] Otto, 2a8m, aprendendo a se virar: queria diminuir a intensidade do ventilador e não lembrando da palavra, pede pra tia Paula — “desaumenta o vento por favor?” 

Boa sexta!

**

[abril] Tenha filhos e se sinta desprezada a partir dos 2 anos de idade da criatura: oFernando viaja pra SP, fica MEIO DIA fora e ele pergunta do pai. Eu saio do país por 4 dias, adivinhem quantas vezes ele perguntou de mim?

(cri-cri)

Ainda bem que não entrei nessa de ser a mãe-necessária-dedicada-100% senão nessa hora ia cortar os pulsos com a faquinha de bolo pullmann.

(Mas que é um moleque ingrato isso é :D)

**

[abril] hoje o otto (2a7m) perguntou um POR QUE pela primeira vez  ele já pergunta “o que é” e “como é” faz um tempo, mas “por que” eu não tinha ouvido ainda.

“mamãe, por que o carro da frente tá piscando a luz?”

achei tão lindo que já expliquei todo o código de trânsito pra ele 

  <3 <3 <3

**

[fevereiro] Eu compartilho fotos do Otto comendo porque é muito gostoso ver como ele se alimenta com gosto. Ele se diverte e gosta muito de comer. Não tenho “orgulho” dele comer bem e de tudo, porque acho que isso é inato, pelo menos a maior parte.

Mas tenho sim muito orgulho de proporcionar pra ele uma vida com hábitos alimentares bons e divertidos, podendo comer absolutamente tudo, pegar fruta no pé, experimentar temperos, legumes e verduras tiradas da terra. Poder levar uma vida junto à natureza, brincando no mato e na terra é mérito nosso sim, por ter feito essa opção.

Não me arrependo nem por 1 segundo de ter vindo morar no interior. A gente merece uma vida melhor, mais próxima da natureza, e o Otto também.

Categories: facebook · variados
Tagged: , ,

diário do otto: 2 anos e 7 meses + 8 meses

May 3, 2013 · 2 Comments

menino-otto,

agora você é um menino. ainda não sabe usar o banheiro, é verdade, mas não fosse isso já poderia considerar você um ser humaninho, e não mais a criatura pertencente à espécie toda especial que são os bebês. pra nós — eu e seu pai — essa sua nova fase é infinitamente mais interessante e deliciosa. estamos apaixonados pela sua versão criança, por mais que você-bebê fosse lindo, louro e fofo.

agora é possível conversar com você! negociar, explicar, ouvir suas ideias, suas questões. nas últimas semanas você começou com questionamentos mais claros, e perguntou pra mim pela primeira vez “por que aquela luz tá piscando, mamãe?”. era um carro, na minha frente, e fiquei tão emocionada que expliquei pra você quase o código de trânsito 🙂

você agora pergunta “o-quês”, “porquês” e “comos”. e nós respondemos, cheios de encantamento e espanto. repito — pra quem não passou pela experiência de acompanhar um ser crescer daquela minhoquinha que é um recém-nascido para uma criança aprendendo sobre o mundo, é difícil explicar o quanto é incrível. tão incrível quanto ver um cavalinho sair de dentro da sua mãe e andar/correr (ok, os cavalos são mais incríveis). nosso cérebro é uma máquina espantosa, assustadora. observar você crescendo nos torna ainda mais amantes da natureza e da vida.

agora você canta músicas, da sua cabecinha, inventa palavras pra gente rir, conta histórias de forma eloquente e sempre bem-pau-sa-do, explicando tu-do. e fala com as mãozinhas <3 enfatizando seu ponto de vista com dedos, braços, caras e bocas. você é muito expressivo, sério e engraçado no seu método. nos últimos meses você tem sido mais “moleque”, sobe nas coisas, alcança coisas no alto, se arrisca mais. bem diferente do seu comportamento de sempre, o que nos deixa muito felizes. achamos que é a escola que está ajudando você a se soltar mais, e ser menos sério e contido.

ultimamente você tem se interessado ainda mais por livros, histórias, e pede que contemos a mesma coisa várias vezes. começou a achar filmes (TV ou ipad) mais interessante, até senta pra ver um pouco. a TV você não gosta muito porque quando tem intervalos (comerciais) você reclama e se desinteressa; quando precisamos que você dê sossego por um tempo mais longo, o ipad é tiro e queda — são horas (mesmo, se a gente deixar!) de desenhos, vídeos, músicas e jogos. mas você continua se interessando pelos carrinhos, dominó, pião e outros brinquedos.

e hoje, do nada durante o café da manhã, você anunciou “vou ler!”, e foi para o seu quarto. sentou, sozinho, com 2 livrinhos, 1 deles no colo e outro do lado, e ficou lá, “lendo”. sozinho. tranquilo. e nos convidou pra ler junto, pra rever as mesmas histórias, uma depois da outra. não sei descrever a emoção de ver você “lendo”, no seu quarto, como uma pequena pessoinha, não mais um bebê. com vontade própria, calmo, independente.

conviver com você tem sido fácil, na maior parte do tempo (tirando o desfralde, por enquanto sem progressos além do xixi). alimentar você é moleza (come de tudo, e muito), divertir você é fácil, seja na rua ou em casa. dormir ainda é aquela novela de 1 a 2 horas, na nossa cama. mas você dorme a noite toda, o que acaba nos deixando tão felizes depois de 2 anos de drama que a gente até esquece que você devia dormir na sua caminha 😀

a paixão pelas letrinhas e números continua, e você agora conta bonitinho em inglês (até 10, que tem num livrinho que você ganhou), e até corrige o meu THREE (“é FREE, mamãe!”). fala o SEVEN com o “n” bem marcadinho, chega a ser engraçado.

e recita as músicas e a “oração” de agradecimento pelo almoço, que fazem na escola. junta as mãozinhas e fecha o olho, agradecendo “a cleonice pelo almoço gostoso que ela preparou!”. é de apertar muito, de tanta fofura!

já não sei mais se vou conseguir escrever a cada mês. a impressão que tenho é que algo mudou, alguma chave, e aqueles marcos de desenvolvimento tão claros dos primeiros meses agora se misturam, e seu tornar-se menino é fluido, cada vez mais próximo dos seres humanos que somos nós, seu pai e eu. o sorriso de um, o cenho franzido do outro. mais que só mistura, você é uma ponte, um caminho que traz e leva mensagens de um para o outro, cria mundos e questões que não existiam antes de você existir.

acho que finalmente estamos aprendendo a ser pais, e não só filhos. incorporamos estes novos (e difíceis) papéis na nossa existência. e quanto mais você se destaca como ser independente de nós, mais nossa condição se aprofunda e evidencia. temos um compromisso, uma meta, um desejo — que você seja feliz, autônomo, confiante. um menino louro e sorridente no meio desse mundo enorme.

observo você sozinho pela casa, comendo, brincando, se escondendo. atravessando a escuridão de um corredor enorme e escuro, e sem medo algum, ficando na ponta dos pés para acender a luz. sozinho, tão confiante e tranquilo. ia dizer que tenho muito orgulho, mas a verdade é que não é isso, não; é admiração pela sua independência, seja nos passos do escuro, seja no dizer claramente que “não” quando necessário. porque, diferente da sua mãe, você diz não e sim com a mesma facilidade e tranquilidade. anda na escuridão, e enfrenta com alegria (e óculos escuros) a luz do sol do meio-dia.

menino solar, molequinho cheio de opinião, gatinho doce e carinhoso da mamãe — cada dia amamos mais você e suas descobertas. viver com você tem sido um grande presente!

beijo da mamãe.

PS: e as fotos e vídeos continuam! divirta-se com seus 2 anos e 7 meses e 2 anos e 8 meses.

Categories: desfralde · diário · terrible twos
Tagged: , ,