fabricando

e o desfralde? tá assim:

May 28, 2013 · 1 Comment

o nosso sofá, gente. aquele lindo, design italiano, chiquérimo, embelezando a casa há 13 anos? tá moribundo. xexelento, nojento, sem salvação.

graças ao nosso lindo filho, que se recusa a ir fazer xixi no banheiro e faz no sofá, bem confortável, dia sim, dia não.

e eu me RECUSO a comprar outro enquanto essa novela do desfralde não acabar. modosque conviveremos com um sofá que lembra vagamente os banheiros da rodoviária do tietê.

ser mãe é UMA ALEGRIA SEM FIM, né gente? 😀

#RIPsofá #0800casasbahia

Categories: desfralde
Tagged:

leituras interessantes via facebook

May 28, 2013 · 1 Comment

o facebook tem se mostrado uma ferramenta muito legal para obter informações sobre educação, além de ser divertido 🙂 então aproveito para compilar alguns links legais sobre o assunto aqui do blog. enjoy!

pedagogia waldorf e a escolarização precoce

como conversar com meninas

 

Categories: educação · escola
Tagged: , , , ,

diário do otto: 2 anos e 9 meses

May 28, 2013 · Leave a Comment

otto,

ah, menino, o famoso terrible twos veio com força no último mês! como toda criança aprendendo sobre o mundo, você faz tentativas e testes dos limites ao seu redor. físicos (sua cabeça cheia de galos que o diga) e emocionais. e nós, seus pais sempre atentos, estamos aqui pra garantir que os limites existam, apesar do trabalho danado que dá fazer isso.

um dia, se resolver ter filhos, você vai descobrir o quanto é difícil (e interessante, não vou negar) criar um ser humano. ou melhor — transformá-lo num cidadão, e não simplesmente num membro da mesma espécie. seria mais simples ceder, dizer sempre sim e seguir fingindo que estamos educando. mas optamos por ensinar você a ser um cara legal, consciente da existência de pessoas ao redor. um carinha que diz OI e TCHAU, que fala por favor e obrigado, que senta para comer com outros seres humanos. que se comporta a maior parte do tempo como um ser humano normal e sociável.

maior parte, eu digo, porque você está na fase de nos contradizer, de contradizer o mundo e a realidade. constatamos “olha, está chovendo!” e você dá um chilique-monstro, afirmando “NÃO TÁ CHOVENDO, TÁ SOL”. discute as cores (“isso não é vermelho, é AZUL”. e é vermelho), inverte as músicas todas (“NÃO atirei o pau no gato-to, mas o gato-to MORREU-REU-REU”). e assim vamos, virando os olhos e suspirando, pra não contrariar você. até porque não adianta — se concordamos que o azul é vermelho, você muda de ideia e o vermelho vira então vermelho mesmo, era o azul que estava errado. porque o importante é ser do contra, e discordar e dizer não.

o que fazemos? deixamos você ser do contra, a maior parte do tempo, sem stress. o problema é a menor parte do tempo, quando confrontamos por necessidade, e temos que lidar com sua frustração por ser contrariado. grito, choro, chilique e ranger de dentes. tudo muito chato e desagradável, mas enfim, sabemos que faz parte. e que um dia ainda contaremos essas histórias e você vai (com sorte) achar graça também.

neste mês, estivemos de férias, viajando bastante, e foi muito legal (fora os chiliques, claro). você amou a praia como sempre, viu golfinhos, nadou “sozinho” (de bóia de braço) na piscina e no mar, que era igual a uma piscina, tomou sorvete, dormiu até tarde, andou de avião… muitas coisas legais, pra gente guardar de lembrança. nestas férias também visitamos seus avós em marília e seu tio e avô em ubatuba. visitamos o projeto tamar, que você adorou (as tartarugas são lindas!), comemos bem, dormimos bem. tudo bem gostoso!

as conversas com você continuam muito divertidas, e cada vez mais complexas. você anda inventando mais histórias malucas que nos fazem morrer de rir 🙂 essa semana, me contou a história do bote dos indiozinhos em outra versão: o bote VIROU, e o jacaré comeu os pés e pernas dos indiozinhos. quando perguntei o que acontecia depois, disse que eles ficaram “estragados” e não podiam sentar, e aí encerrou dizendo que “consertaram” eles, e tudo voltou ao normal. há uns dias você virou pra mim e disse “mamãe, você é uma figura!”. como não amar?

neste fim de semana, pela primeira vez na vida toda, você viu um filme INTEIRO! \o/ colocamos detona ralph (desenho totalmente nerd, eu e seu pai AMAMOS) e você não só assistiu tudo como ficava comentando, nas horas “tensas” do filme: “o que vai acontecer agora?” <3

o seu desfralde, em compensação, vai na mesma: xixi quase sob controle, cocô progresso zero %. estamos tentando não nos estressar com isso, mas confesso que com o frio chegando a história piora, e fica mais complicada (roupa pra lavar, roupa molhada). mas vamos lá, nunca vi nenhum adulto normal usando fralda 😀

sua alimentação continua ótima no geral, em comparação com o que vemos por aí, mas você está mais seletivo desde que começou a fase “do contra”. come em menor quantidade, e escolhe mais. como sempre oferecemos muita variedade, não tem sido exatamente um problema, pois alguma coisa você sempre come (especialmente o que você escolhe, claro). mas algumas refeições você recusa quase tudo, e nossa política não mudou: come o que tem, ou não come. e aí só come na próxima refeição, nada de exceções. o que acontece na prática é que na próxima refeição você está com fome, e come o que tiver. e se não comer… só na próxima 🙂

continuamos firmes no propósito de minimizar açúcar e comidas não-saudáveis, e tem funcionado bem. você come o que tiver, sem grandes dramas. e por enquanto ainda não pede doces (e como não temos em casa, facilita bastante manter o controle em dias normais).

seu sono está bem, desde que durma na cama conosco. estamos ensaiando a sua mudança de volta pro quarto, mas ainda com bastante medo. afinal, nós só começamos a dormir depois que você veio dormir conosco. estamos escaldados, e relutantes em abrir mão de um sono tranquilo… vamos ver como segue nos próximos meses.

no mais, você está um menino lindo, educado (a maior parte do tempo, pelo menos), feliz, muito sorridente e carinhoso. é um prazer muito grande estar com você a maior parte do tempo 😀 na hora do chilique, a mamãe sempre pensa em chamar a mamãe-saruê pra um acampamento.

as fotos dos seus 2 anos e 9 meses você acha aqui.

beijo enorme da sua mamãe-figura.

Categories: diário · terrible twos