o desfralde mal sucedido

essa semana desistimos do desfralde, depois de 7 meses de tentativa. o xixi quase sempre funciona chamar pra ir ao banheiro (mas nem sempre. e ele já sabe segurar!), mas o cocô ele simplesmente se recusa a tentar.

resistimos em voltar atrás, porque ele não quer colocar fralda, só quer “ficar de cueca”. mas não dá, neste frio, trocar de roupa 3, 4 vezes por dia. não é só a sujeira, é o stress, porque ele não quer trocar de roupa, não ajuda a limpar, é um inferno toda a vez que temos acidentes (e temos sempre).

conversamos com ele, e explicamos que ele poderá tirar a fralda quando estiver disposto a ir ao banheiro pelo menos tentar o cocô. e o xixi a gente continua convidando (e ele vai, e faz o xixi na privada na maior parte das vezes), mas o cocô vamos esperar ele estar pronto.

todos os lugares que consultamos dizem que não se deve voltar atrás quando começa o desfralde, que confunde a criança, etc. concordamos, mas achamos que pra ele e pra nós isso é melhor. e ele realmente entende o que estamos falando, pra nós parece que ele realmente não quer fazer cocô na privada. não parece preguiça, ou aquele esquema de “não quero parar de brincar pra ir”, é algo diferente. algo dele, que não entendemos, mas que resolvemos respeitar. ele não quer ir, então não vai. acreditamos que uma hora ele vai pedir, e vamos continuar incentivando.

vou compartilhando aqui como andamos com essa história, quem sabe tem mais gente por aí que passa por isso e a gente nem sabe 🙂

de qualquer forma, obrigada pelas várias dicas! vamos continuar tentando de outro jeito.

10 thoughts on “o desfralde mal sucedido

Leave a Reply