fabricando

diário do otto: 4 anos e 6 meses

March 2, 2015 · Leave a Comment

otto,

os últimos 6 meses foram intensos, com mudanças importantes. seria impossível escrever uma cartinha por ano somente, então acho que vou manter a frequência semestral.

você mudou de escola, e os motivos estão todos aqui. ficamos com muito medo da mudança, mas depois de 4 semanas na escola nova estamos mais tranquilos — apesar da mudança radical (período integral, em inglês, tudo novo) você ficou todos os dias na escola sem reclamar, desde o primeiro dia. não chorou (como fez tantas vezes na 1a escola), não resistiu, e quando chega da escola está sempre muito feliz e animado. parece que está gostando, inclusive do aprendizado de inglês. sua socialização ainda não aconteceu do jeito que todos consideram normal — você continua introspectivo, não se interessa muito pelas outras crianças e sempre procura os adultos para conversar ou brincar. isso ainda nos preocupa, porque ficamos apreensivos sobre como será conforme você crescer. ter amigos é tão importante! ainda mais pra quem não tem irmãos e nem primos da mesma idade. mas tentamos respeitar seu tempo e estilo, vamos acompanhando.

um dos motivos da escola da escola nova é que você tem se interessado muito em falar inglês, por causa do desenho da dora, a aventureira. começou a repetir cores e expressões em inglês (os números você já sabia), e a querer aprender mais. achamos super legal seu interesse e vamos incentivar — como gostamos muito de viajar, temos vários amigos estrangeiros e poder falar/ler em inglês é também útil no dia a dia, será ótimo pra você.

segundo suas professoras você é bem tranquilo na escola, e as moças que ajudam na entrada e saída se referem a você como “o príncipe do K4” (que é o nome da sua turma). pelo jeito tem mais gente apaixonada pelo seu jeitão sério 🙂

mudamos também de casa no primeiro mês do ano, depois de 13 meses de obra, e estamos terminando. a mudança não foi muito súbita porque já visitávamos nossa casa nova praticamente todos os dias, então fomos nos acostumando com ela. nosso jardim é lindo, e você está se divertindo bastante. nossa casa é clara, ventilada, muito ampla e feliz <3

viajamos para Marília rapidamente no final do ano, para o natal na casa da vó Malu, pois nossa obra estava quase acabando. nossas férias esse ano vão ser muito bem planejadas, pois estamos numa contenção enorme de despesas (tudo que temos está sendo colocado na casa!). você visitou a família toda, brincou muito, tomou banho de mangueira, comeu fruta no pé, como as férias devem ser.

seus dias agora têm sido na escola das 7:20 às 15:15. tomamos café da manhã os 3 juntos, a mamãe faz o seu lanchinho (2, sempre bem caprichados e você come tudo), o papai leva você pra escola, você almoça por lá e então volta pra casa. encontra com a maria, brinca um pouquinho, então eu chego e podemos ficar juntos até a hora de dormir.

agora você dorme no seu quarto! colocamos um colchão de casal no chão, um tapetão e você normalmente fica a noite toda muito bem. às vezes acorda de manhã cedinho, e aparece no nosso quarto falando “oi, pessoal! vamos dormir juntinhos, os 3?” e a gente aceita sempre, claro.

(confesso que morro de saudade de dormir com você. de vez em quando eu acordo durante a noite achando que você chamou e vou pra sua cama, pra matar a saudade)

sua alimentação continua ótima — você já não come tanto quanto antes (em quantidade), mas continua comendo direitinho, adora frutas, legumes, verduras, arroz e feijão, etc. ainda não conseguimos convencer você a comer sanduíche e comidinhas-tranqueira, aos poucos vamos fazendo a sua des-educação!

quanto mais passa o tempo, mais gosto de passar tempo com você. é uma delícia ouvir suas ideiazinhas, brincar com as coisas que você gosta, ler histórias. você ainda está na idade de ter chiliques (que são muito engraçados em retrospectiva, mas ainda são bem irritantes), não lida bem em especial com o cansaço e o sono. quanto mais cansado, mais manhoso e bravo você fica, e ainda não reconhece que está na hora de dormir. esse momento é sempre tenso, de convencimento, cheio de rituais que ajudam o processo mas ainda são necessários porque você quer mesmo é que o dia dure “para sempre”, que o sol nunca vá embora e que seja sempre fim-de-semana.

ainda não posso te contar esse segredo, mas quando você puder ler esse texto, saiba que nós também queremos que os dias sejam eternamente um domingo ensolarado e azul, e que a segunda-feira seja “um dia”, e não amanhã.

um beijo cheio de amor da sua mamãe.

**

aqui as fotos dos seus 4 anos, até agora. tem muito mais pela frente! 🙂

Categories: diário
Tagged: ,

0 responses so far ↓

  • There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

You must be logged in to post a comment.