gosto não se discute

é lugar-comum, mas serve pra começar o post: gosto não tem explicação e nem precisa, porque é pessoal e intransferível. se houver alguém com gosto parecido com o seu, que sirva para compartilhar experiências, fique feliz. não fique chateado se as outras pessoas parecem não entender seus gostos, seu gosto não precisa de aprovação.

é muito comum me perguntarem o porquê da minha aversão por melancia, por exemplo. sei lá, gente? precisa de explicação? eu simplesmente não suporto melancia, não posso nem com o cheiro, quero distância. não tem explicação e não precisa, eu me dou o direito de não gostar sem precisar de razão. aliás, que herança medonha essa do iluminismo, não? nem tudo precisa de racional, pô!

**

a dani deixou um comentário sobre como é tesudo ver mulher comendo com gosto. e homem também, claro: é delicioso ver qualquer pessoa se entregando à comida, com prazer. por outro lado, não vejo nada de tesudo em ver as pessoas se jogando pra cima da comida feito mortas-de-fome ou ver gente comendo loucamente sem sentir prazer (é muito comum, aliás). exagero é sempre ruim, seja em falta ou excesso.

pra quem repara em como as pessoas se alimentam e seu relacionamento com a comida, como eu, ver gente de dieta é triste. pessoas que fazem dieta são tristes e muito chatas, lamento dizer. posso falar sem medo pois já fiz dietas seríssimas pelo menos 2 vezes na vida e fui uma dessas pessoas chatas que não se contentam em fazer dieta mas também precisam compatilhar com o mundo. sinceridade? não tem coisa mais entediante que ouvir falar de dieta e de como sua vida muda e como sua auto-estima aumentou e como tudo é melhor e blá blá blá…

presta atenção: a auto-estima melhorou e a vida mudou porque você resolveu se dar um pouco de atenção ao invés de esquecer de você mesmo o tempo todo, e não por causa da dieta! não importa o que você resolva fazer por si mesmo: dieta, exercício, terapia, estudar, massagem. o resultado é que você será uma pessoa melhor e mais feliz, sim, afinal se tocou que você também precisa de um pouco do seu tempo.

mas voltando à dieta: deprimente. é a privação de um prazer, não dá pra tirar isso de vista nunca. não adianta vir com aquele papo de facilitadora do vigilantes do peso, não (eu fiz, gente, perdi 16kg — que ganhei depois, mas isso é outra história — e recomendo), porque o requeijão normal é mil vezes mais saboroso que o light, ok? não vamos mentir pra nós mesmos. quer fazer dieta, pelo motivo que for, faça, mas tente não ser tão chato falando disso o tempo todo, fica parecendo aqueles crentes recém convertidos, um saco. ah, e mantenha o progresso da sua dieta entre você e seu médico. ninguém além dessas 2 pessoas tá interessado no seu peso e no funcionamento do seu intestino, acredite em mim.

e por que pessoas de dieta são broxantes? pelo mesmo motivo que alguém que está praticando abstinência sexual é broxante: ambos estão deliberadamente (sem discutir se é certo ou errado, cada um sabe do que se priva e porquê) evitando algo que dá prazer. tou pra ver alguém que faz dieta mostrar o mesmo prazer ao comer o que realmente quer. se em algum momento os desejos alimentares se ajustarem e aquilo que se come na dieta se transforma no alimento prazeroso, a coisa muda, claro. mas estou falando da dieta padrão, aquela que a gente come o que precisa e pode e não o que quer.

por isso é tão tesudo ver a nigella lambendo os restos de massa de bolo: ela demonstra o prazer que sente quando coloca aquilo na boca, é delicioso ver as pessoas se entregarem às sensações. os budistas (eca, chatos de galocha!) que se danem: quanto mais humanos os sentimentos, reações e sensações, melhor e mais tesudo. se controlar, estraga.

**

não sou a favor de se entregar aos prazeres todos sem nenhum limite, tipo as orgias romanas estilizadas (olha… pensando bem… :D). depois de ficar variando entre os limites de controle e descontrole dos prazeres, cada vez mais acho que bom mesmo é tentar equilibrar. nunca mais farei dietas milagrosas e nem me privarei do que gosto de comer.

mas tem uma lição que eu ainda não aprendi na arte de comer: aproveitar cada pedaço, cada gota, sem distrações. comer simplesmente pra encher a barriga é um pecado mortal que eu muitas vezes cometo. cada refeição devia ser tratada como um momento de lazer e prazer.

**

quando fiz vigilantes do peso, entre 1999 e 2000, substituí vários alimentos pela sua versão light. um deles foi o requeijão: nunca mais comi do outro, só comprava desse. o marido, acostumado com meus hábitos, comprava sempre light também. não faz muito tempo (coisa de 1 ou 2 meses) ele não encontrou o requeijão light e comprou do normal. eu, sem saber, fui fazer um sanduíche e usei o tal requeijão.

a primeira mordida foi um acontecimento: anjos cantaram, tudo ficou mais bonito e brilhante! que sabor é esse, meu deus?! fui perguntar pro marido que requeijão era aquele, que maravilha, meu deus! aí ele esclareceu: é requeijão normal, não tinha o light dessa vez.

realizem que estamos em 2007 e eu parei de comer requeijão normal há 6 anos pelo menos? percebem quanto tempo perdido? eu fui uma idiota. bastava comer menos requeijão normal ao invés de adotar o light. estúpida!

**

bem, claro que essa lição só vale pra quem preza o prazer do sabor e não a sensação de barriga cheia. pra quem gosta de se empanturrar de alguma coisa, a versão light é uma boa saída. e pensar nisso me faz pensar também em sexo (não consigo separar sexo de comida…) e como é muito melhor ter pouco sexo bom do que muito sexo mais ou menos.

mas essa sou eu, e o título diz tudo 😉

0 comments to “gosto não se discute”
0 comments to “gosto não se discute”
  1. Zel,

    requeijão normal é tudo de bom! Eu que não tenho aqui sei o que é viver 5 anos sem requeijão normal. Aliás quando vou para o Brasil fico dias comendo requeijão normal, pratos feitos com creme de leite brasileiro, churrasco e malzerbier geladinha! Affe!

    Ah, e eu tô na das ex-VP, que recomendam mas não rezam cartilha. Vê se eu to podendo comer todos esses queijos magavilhosos daqui tudo com 1/2 de gordura da receita original? Foundue de queijo e raclette em versão light é o que há para te relembrar que você não está aproveitando o que a vida tem para te dar!

    beijocas carnavalescas,

    glau

  2. ZZeeel, o blog novo tá lindo, e os ferrets assim, feito uma coroa, coisa de doido!!

    SSonhei com você, que estava preparando uma festa em sua casa, não me lembro de mais nada mas foi um sonho bom. Olha só, eu emagreci sozinha, quase 40 kg. Engordei de novo uns 30, por ai. E quer saber? Me livrei dum monte de limitações, mesmo gorda eu uso jeans, camiseta cavada e mega decotada e braços de fora. Nunca tinha feito isso. Eu amo comer, amo cozinhar e adoro colecionar receitas e ver fotos de pratos. Eu não faria nunca uma cirurgia prá reduzir o estômago por isso. Requeijão normal é demais, ahahah..e eu amo seus escritos. Beijos!!!

  3. Bah… adorei isso aki, num sei, é um site, um blog…

    q seja.. eu adorei.

    tu escreve tri bem, sei lá, achei esse end em algum lugar, eu de bobeira na internet, fui clicando, clicando, vim parar aki, e fiquei um boom tempo por aki! soh qria te parabenizar por escrever tão bem e sobre assuntos tão legais e irreverentes.

    putz, pra escrever eu sou uma porta, ler então, não leio um livro a aaanoss (isso q tenho soh 17 anos) é uma maravilha saber da vida das pessoas, confesso q tenho esse mal hábito acho q desde sempre, mas gosto muito de ouvir (ler) a opinião alheia, saber como foi seu dia, e o q ela sentiu a redescobrir um prazer esquecido…

    eu tô treinando minha escrita, escrevendo coisas assim, comentáros bobos e cuidando muito a pontuação e a escrita.

    bom, eu tbm amo requeijão, e o light é realmente uma bosta q num tem gosto de nada!

    minh mãe insiste em comprar, estraga na geladeira, sendo q o normal…

    vai num tapa!

    🙂

    acho q era só… acho vou vim te visitar mais vezes. gostei daki!

  4. Olá Querida!

    Acabei de ler o livro “Mulheres Francesas não Engordam” – que adorei – e a autora fala justamente sobre o prazer de comer.

    O livro é muito legal e se vc ainda não leu é um texto que complementa o seu perfeitamente….

    Ao final da leitura queremos sair por aí e comermos tudo, tudo, tudo aquilo que nos dá prazer, nos apura os sentidos nos faz feliz!!!!

    Abraços

Deixe um comentário