by
on
under
tagged
Permalink

pão caseiro da minha mãe

é muito fácil e muito bom. poucas comidas são tão prazerosas, aromáticas e ricas quanto o pão feito na nossa própria casa. nada se compara a um pedaço de pão saído do forno com manteiga.

testem e depois me contem!

UPDATE: minha mãe avisa que o fermento seco demora mais pra crescer a massa, atenção!

**

ingredientes

2 tabletes de fermento biológico do tipo molhado OU 1 pacote do fermento seco (*)

1 copo (daqueles de requeijão) de água morna

1/2 colher de sopa de sal

1 pitada de açúcar

1/2 xícara de óleo

1/2 kg de farinha de trigo

1 ovo – opcional, a massa fica mais macia (inclusive a casca)

utensílios

vasilha pra misturar os ingredientes

tábua ou bancada pra amassar e abrir

forma grande pra caber o pão

frigideira pra refogar os recheios (se for rechear)

como fazer

misture o fermento, a água, o sal, o açúcar, o óleo e a farinha aos poucos, até ficar uma massa fofa que não grude muito nas mãos.

deixe a massa descansar 1/2 hora. deixa a bichinha quieta, coberta com um pano de prato limpo, e se estiver muito frio, coloca no forno desligado.

(*) usando o fermento seco a massa demora mais pra crescer, deixe pelo menos 1 hora.

abra a massa na bancada com as mãos, “espalhando” pra caber depois o recheio e com borda sobrando pra “fechar”, meio como um rocambole (com o recheio no meio).

unte e enfarinhe a forma, e coloque em forno médio. tire quando estiver dourado em cima (entre 30 e 40 minutos).

se quiser fazer só o pão, sem recheio, basta fazer pães no formato que preferir e assar (pode ser vários pequenos ou um grandão, tanto faz).

dicas de recheio

lingüiça: para a receita acima, use 600g de linguiça toscana aurora (minha mãe só aceita fazer se for essa). tire a carne das linguiças da tripa e acrescente cebola picada. só isso.

escarola: acho que 1 maço dá… lave, pique, afervente e esprema bem com as mãos. passe na frigideira com alho e sal o quanto baste.

5 comments to “pão caseiro da minha mãe”
5 comments to “pão caseiro da minha mãe”
  1. Quero deixar registrado que sua sopa de abóbora é uma delicia e muito facil de fazer. Da primeira vez fiz com o bacon, mas acho que coloquei muito, neste final de semana vou fazer sem o bacon. Gosto muito de fazer novas receitas,mas como sou iniciante sempre escolho as com poucos ingredientes.

    Acho que nunca vou fazer a sua receita de peru!

    Ah vai ter pão tambem.

    Bjs

  2. oi tentei fazer em casa mas não consegui.tem alguma coisa a mais, tipo alguma dica, algo que se deve fazer com a massa para q ela cresça, porque a minha não saiu do lugar, eu estava muito empolgada mas não consegui. a massa não cresceu nem um pouquinho.

  3. ola esta é segunda vez que vou tentar fazer um pão caseiro da primeira vez ele nao ficou muito bom,mas não se preocupe nao foi sua receita digamos que tenha sido uma coisa de momento deu na kabeça estava sem fazer e comecei mas infelizmente o meu pão não vingou ele murchou e pra nao perder a massa fiz rosquinha rsrsrsrsrs,e olha ficaram boas,bjks,por favor me mande dicas para os paes ficarem cada vez melhores.

  4. Fiz a receita só coloquei 400g de farinha e uma xicara um pouco menor de água, deixei crescer por uma hora conforme sua dica e usei 2 pacotinhos de fermento seco de 11g cada um. Ficou muito macio e com uma casquinha deliciosa. Hoje vou fazer com sementes de girassol e abóbora, vamos cer como vai ficar. Vc tem alguma receita de pao caseiro integral?

Deixe uma resposta