grécia, dia 14: termópilas

e estava chegando a hora de começar a voltar… nosso destino era delfos mas não podíamos deixar de conhecer as termópilas, palco da famosíssima batalha dos espartanos contra os persas. ou, na versão roliúdi, leônidas versus xerxes.

o guia indicava o local, mas a verdade é o tal local era no meio do nada. ou melhor: nada cortado por uma auto-estrada gigantesca. depois de muito procurar e quase desistir, paramos para perguntar e descobrimos que sim, ali mesmo, naquele pedaço cortado pela enorme estrada era o local da batalha. pois que logo adiante, na estrada, encontramos um monumento de gosto duvidoso:

monumento a leônidas

eu nem desci do carro, confesso. estava frio, chuviscando e tinha que atravessar uma auto estrada pra ver (tenho medo de atropelamento). o fer foi lá prestar sua homenagem ao rei, atendendo ao chamado da testosterona, e passou longos minutos lendo a história da batalha (você também pode ler, ele tirou foto da explicação do monumento).

fomos então dali direto para delfos, uma longa viagem. mas não sem nos perdermos (de verdade) no meio das montanhas graças a uma placa de “templo de apolo” (que não achamos). a paisagem pelo menos era linda 🙂

mas chegamos a delfos sãos e salvos, ainda era dia. ficamos num hotel ótimo com vista maravilhosa, andamos a pé pela cidade, à noite, fizemos uma excelente refeição e fomos dormir sonhando com o oráculo de delfos.

Deixe uma resposta