projeto possível

fim de ano é um inferno: a gente se faz mil promessas que normalmente não cumpre. nesse fim de ano eu me propus um projeto que tem chances de ser cumprido, se eu não for processada ou coisa parecida: quero ler em voz alta os textos do livro a descoberta do mundo e deixar disponível para quem quiser ouvir.

esse projeto está na minha cabeça desde que comecei a testar o evoca, mas resolvi contar sobre ele hoje, que é aniversário de nascimento da autora em questão, clarice lispector.

pra quem não conhece o livro eu explico: é uma compilação de textos escritos pela autora na sua coluna semanal publicada no jornal do brasil de 1967 a 1973. são textos geralmente curtos e cotidianos, mas sempre com aquele tom tão peculiar à autora. é um dos meus livros preferidos, gosto de usá-lo como oráculo: abro numa página qualquer e leio o que estiver à mão. nunca me decepcionei 🙂

pois a idéia é ler os textos e deixá-los disponíveis para quem quiser ouvir. não há pretensão nenhuma de “interpretar” os textos ou coisa parecida, é simplesmente um registro de uma prática antiga minha: ler em voz alta para quem eu gosto.

na época que morei com o gabis, fazíamos isso com freqüência, e esse era um dos nossos livros favoritos para pescar: líamos textos curtos um para o outro e conversávamos sobre o assunto em questão. não importava o assunto nem nossa opinião; importa o momento compartilhado.

em breve começo a publicar as leituras, espero que vocês gostem.

0 comments to “projeto possível”
0 comments to “projeto possível”
  1. Eu adorei !!!!!

    Gosto muito de fazer isso também e já cometi a loucura de gravar fitas k7. O projeto original era gravar e compartilhar com os amigos … acalentei esse desejo por anos e quando fiz, foi D-E-L-I-C-I-O-S-O … 🙂

    Como loucura pouca é bobagem, resolvi expor minhas vísceras um pouquinho mais …rsrs

    Mandei uma das fitas para um “quase amor” e, bem, até hoje nem sei o que ele pensa dessa fitinha k7 tão singela mas carregada de significados … de repente ela pode estar esquecida no fundo de alguma gaveta.

    Não tem problema, o que importa é que me dei um pouquinho pra ele e naquele momento foi muito importante pra mim.

    Acho que por isso gosto tanto de ler em voz altar. Parece que quando eu leio em voz alta algo que gosto muito, estou dando o melhor de mim para a pessoa que compartilha comigo do momento.

    Espero ouvir mais por aqui … 🙂

Deixe um comentário