by
on
under
tagged
Permalink

meu bacalhau preferido

esqueci de publicar pra vocês uma das minhas receitas preferidas de bacalhau, que eu fiz sozinha pela primeira vez este ano. minha mãe sempre faz, é quase obrigatório na páscoa e no natal e faz o maior sucesso.

comi pela primeira vez esta receita em portugal, na casa dos meus tios que estavam morando em lisboa na época. foi essa mesma tia que nos ensinou a fazer e nos viciou nessa delícia 🙂

bacalhau nas natas

(eu não tenho medidas exatas de nada, porque fiz tudo a olho! sorry…)

+ ou – 800g de “lombo” de bacalhau (eu sou preguiçosa, comprei já limpinho)

5 batatas grandes

2 cebolas grandes

1 litro de creme de leite fresco

+ ou – 2 copos de leite

2 colheres bem cheias de farinha de trigo

2 colheres cheias de manteiga

queijo parmesão ralado (para gratinar)

6 ou 7 fatias de mussarela (para gratinar)

farinha de rosca (para enfarinhar a forma e jogar por cima antes de gratinar)

sal, noz moscada

1/2 xícara de azeite

1 colher de sopa de molho de mostarda de boa qualidade

utensílios

1 panela grande pra dessalgar o bacalhau e cozinhar as batatas

1 panela pequena para o molho branco

faca de legumes ou coisa parecida (para a cebola e a batata)

escorredor ou peneira (para a batata e o bacalhau)

travessa para assar

batedor de ovos

vasilha pra guardar a água do bacalhau

como fazer

dessalgue o bacalhau – eu coloquei o bacalhau de molho na água na tarde do dia anterior e troquei duas vezes (minha mãe disse que é melhor trocar mais quando o bacalhau não é “limpo”).

na última troca de água para dessalgar, desfie o bacalhau na mão, em pedaços não muito pequenos, e coloque pra ferver na panela grande com bastante água (eu usei metade da panela). depois de 10 minutos fervendo, escorra e reserve o bacalhau mas guarde toda a água, pois é nela que serão cozidas as batatas.

faça o molho branco, assim: derreta a manteiga sem deixar queimar, e junte a farinha de trigo, mexendo loucamente (eu uso o batedor de ovos, facilita bastante) até virar uma pasta. inclua então o leite e mexa mais loucamente ainda (pode ser que faça bolinhas, mas usando o batedor de ovos isso se resolve), até pegar consistência de um mingau grosso. acerte o sal e a noz moscada, a seu gosto. adicione a mostarda e misture bem.

descasque e corte as batatas em formato de batata frita, não podem ser finas demais (como um dedo). coloque as batatas para cozinhar na água no bacalhau, deixe por mais ou menos 10 minutos depois de ferver. atenção: cuide para a batata não cozinhar demais, ela deve ficar firme. escorra e reserve as batatas, e guarde um pouco da água, ela pode ser útil para afinar o molho branco (eu usei, só pra dar mais gosto de bacalhau e ter mais molho branco :)).

naquela mesma panela que você dessalgou o bacalhau e cozinhou as batatas, aqueça o azeite e refogue as cebolas cortadas em fatias tipo meia-lua, até dourar. adicione o bacalhau desfiado, misturando bem. junte o molho branco à mistura, adicione o creme de leite (sempre misturando) e reserve.

unte a forma e enfarinhe com farinha de rosca, coloque metade da mistura de bacalhau + molho, as batatas (espalhando por toda forma) e o restante da mistura de bacalhau + molho por cima. coloque então as fatias de mussarela cobrindo tudo, o queijo ralado e finalmente polvilhe com a farinha de rosca.

leve ao forno alto e deixe por lá até dourar bem por cima. sirva com arroz branco.

0 comments to “meu bacalhau preferido”
0 comments to “meu bacalhau preferido”

Deixe um comentário