preparando o espírito

bem, a nossa pequenininha se aproxima dos 8 aninhos, que serão completados – com sorte – em outubro.

com sorte, sim, porque ela começou a apresentar sinais de linfoma. há mais ou menos 2 anos ela foi operada de câncer na adrenal, e a biópsia revelou ser câncer. essa é uma doença extremamente comum nos ferrets, a cirurgia foi muito bem e ela se recuperou bastante bem. mas sabíamos que em alguma ocasião a doença ia voltar, e a hora chegou.

ela está com o peso de sempre – 650g, uma minúscula – e com bastante apetite. mas já está devagarzinha, não é mais aquela ferretinha doida que carregava bichos de pelúcia pela casa e pulava feito pipoca. agora ela investiga seus brinquedos, se esfrega nos tapetes e volta logo a dormir. ela até tem aceitado colo e carinho, ela que nunca foi muito fã de chamego.

decidimos, junto com a veterinária, não fazer quimioterapia. é um tratamento muito agressivo pra uma criaturinha tão pequena e velhinha, vamos poupá-la desse sofrimento. a expectativa de vida dela é de 3 a 6 meses, se tudo correr bem. então, nesse período, faremos o possível para que ela viva bem e continue a ser muito feliz.

mas o coração vai ficando pequeno e apertado, não dá pra evitar. ela é minha mais querida e está sendo difícil admitir que logo vai chegar a hora dela ir.

por outro lado, os nossos meninos devem estar esperando por ela ansiosamente a essa altura. o céu dos ferrets bem que precisa de alguém pra organizar o boteco 😉

0 comments to “preparando o espírito”
0 comments to “preparando o espírito”
  1. Entendo e me solidarizo com vocês.

    Meu pai tinha uma cachorrinha que ele pegou na rua (depois que os donos a abandonaram), porque ela estava com câncer.

    Depois de uns dois meses ela não andou mais e meu pai cuidou dela até o fim.

    Esses tratamentos são muito agressivos e desgastantes.

    Abraços para os ferrets.

    Alê

  2. Zel, querida, vamos torcer muito aqui para a Didi, linda, ser abençoada pelo mesmo anjo que levou nosso Joquinha, e que ela tenha a felicidade de ir embora quietinha, dormindinho e feliz de ter vivido com humanos tão maravilhosos.

    Conte com a gente no que precisarem.

    beijo

  3. Olá moça,

    Estou visitando o seu blog e gostei dos seus posts. E entendo você. Muitas pessoas acabam se apaixonando com os bichinhos e fazem de tudo para tentar prolongar a vida deles, mas esquecem que em alguns casos, é preferível deixar as coisas naturais se encaminharem sozinhas. Ainda mais se o tal tratamento agredir ainda mais a saúde do bichinho.

    As pessoas deveriam pensar desta forma com os seres humanos!

    Abraços

  4. Ni,

    dá uma aperto no coração ler você comentando isto sobre um de seus ferrets, ainda mais sabendo que você passou por isto tanta vezes. Eu dá mais aperto no coração ainda lembrar que o Edu está com 16 anos e meio, por ora muito bem, mas que uma hora o tempo vai reclamar seu preço.

    Beijos e fique bem!

  5. Ahhhh Zel, meus olhos já encheram de lágrimas…Como sempre peço a Deus que não permita que esses bichinhos, que só sabem nos fazer bem, sofram. Que a “pequena” tenha boa qualidade de vida até o dia que for para o “quintal” do Senhor!

Deixe um comentário