by
on
under
tagged ,
Permalink

ceviche

essa é pra ela 🙂

utensílios

faca boa para picar o peixe

tábua? 🙂

vasilha para servir

ingredientes

1/2kg de peixe branco de mar já limpo (linguado, robalo)

1 cebola roxa pequena

6-8 limões

1 pimenta dedo de moça

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

um punhado de coentro, se gostar

como fazer

fatie o peixe em tiras finas e coloque na vasilha.

corte a cebola roxa em fatias finas (formato de meia lua), ou pique bem pequeninina e junte ao peixe. eu prefiro meias luas 🙂

pique a pimenta em tirinhas ou pedacinhos bem pequenos (se quiser mais picante, deixe a semente; se quiser só um leve picante, tire as sementes).

esprema os limões e junte ao peixe e à cebola. mexa bem, deixe o limão se misturar completamente e cobrir os pedaços de peixe. a quantidade de limões varia pois depende do tamanho e quantidade de sumo do limão – deve ser o suficiente para molhar completamente todo o peixe e ficar como um caldo. o suco de limão não é só um tempero neste prato, tem que ficar sobrando mesmo!

coloque sal e pimenta do reino a gosto e junte o coentro picadinho antes de servir.

há controvérsias sobre o tempo que o peixe deve marinar no limão antes de servir – as receitas mais tradicionais que encontrei dizem para esperar 30min, assim o peixe “cozinha” no limão; as receitas mais modernas dizem para esperar não mais de 15min.

minha sugestão é simples: experimente e escolha sua forma de servir. quanto mais o peixe marinar, mais macio ele fica; em compensação, perde um pouco do sabor fresco e da textura resistente à mordida.

recomendo servir do modo tradicional: com fatias de batata doce roxa cozida. mas fica bom com pão, torrada ou puro.

Deixe uma resposta