a primavera

eu sei que ainda não chegou a estação mais bonita do ano, mas aqui em casa já dei boas vindas à chegada das flores.

nunca vi essa planta tão florida na vida!

o pé de jabuticaba tá carregado (pela segunda vez esse semestre), mas elas estão cobertas por esse pó amarelo… alguém sabe o que é isso e como evitar?!

4 comments to “a primavera”
4 comments to “a primavera”
  1. Parabéns pela jaboticabeira e pelas outras plantas, estão lindas!As plantas refletem a energia de quem cuida delas…

    A doença em sua jaboticabeira é popularmente conhecida como “ferrugem”.É provocada pelo fungo Puccinia psidii wint, afetando folhas, botões, frutos e ramos não só com manchas circulares, como tb com um pó amarelo vivo. Seu combate pode ser feito através da pulverização de calda bordalesa, que é um veneno natural. Segue uma receita da calda simples de fazer:

    Ingredientes para 10 litros – 100 gr de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem e 10 litros de água; preparo: quatro horas antes ou no dia anterior, dissolver o sulfato de cobre préviamente amarrado num pano de algodão limpo, em um litro de água morna; pouco antes do preparo, colocar cal em recipiente de 10 litros, adicionando 9 litros de água aos poucos, até dissolver, e em seguida misturando a água do sulfato. Misturar bem. Para testar o PH, use uma faca de metal comum, bem limpa, mergulhando por três minutos na mistura. Se escurecer está ácida, e precisa mais cal. Se não sujar, a calda estará pronta para uso.

    Pulverizar sobre as plantas, cuidando para usar uma proteção nas mão e o rosto contra a inalação do produto. Para consumir a fruta, dê um prazo de carência de pelo menos 5 dias.

    Qualquer dúvida, me fale. Beijos e boa sorte!

Deixe uma resposta