bolo de abacaxi

gente, esse bolo é dos deuses. dá pra fazer com banana também, mas eu prefiro com abacaxi. pra comer com chá, café ou puro mesmo. quente ou frio.

ingredientes

3 ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara de manteiga (usei 3 colheres de sopa cheias)

1/2 xícara de leite

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de maizena

1 colher de sopa de essência de baunilha

2 colheres de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

para o fundo da forma

4 colheres de sopa de açúcar

2/3 de 1 abacaxi médio (ou o quanto baste pra encher o fundo da forma)

utensílios

batedeira (ou seu braço forte…)

forma de bolo média (eu uso a redonda)

colher e xícara para medir

faca pra cortar o abacaxi

modo de fazer

começo sempre pela preparação do fundo: coloco as 4 colheres de sopa de açúcar no fundo da forma, espalho bem e coloco a forma direto no fogo (na boca maior). vou mexendo conforme o açúcar derrete, até virar caramelo (fica uma calda marrom escura, bem líquida). corto o abacaxi em fatias de menos de 1 dedo de espessura e vou encaixando na forma, por cima da calda. cuidado, porque vai estar super-quente!

aí, o bolo: junto os ovos, a manteiga e o açúcar e coloco na batedeira do poder lá de casa. deixo até ficar esbranquiçado e leve. ainda batendo, começo a juntar as farinhas e o leite (alternados), a baunilha, a pitada de sal e por último o fermento. quando está tudo bem misturadinho, coloco na forma (por cima da calda + abacaxi), deixo assentar e levo ao forno médio (200 graus).

40 a 45 minutos o bolo tá pronto – basta observar a cor, ele fica bem moreninho.

se você tiver onde colocar, pode desenformá-lo de ponta-cabeça, ele fica lindo de morrer com as rodelas de abacaxi carameladas em cima e o bolo fofinho por baixo. acreditem: é de comer ajoelhado.

18 thoughts on “bolo de abacaxi

    • Mary, fique à vontade para testar! Faço essa receita com bastante freqüência há muitos anos, pra mim funciona desse jeito que está. Mas há diferenças de forno, de ovos, tudo isso pode alterar o resultado. Experimente mudar e veja como fica melhor. Na realidade, o bolo podia ser qualquer bolo simples, o diferente é a base de caramelo e fruta.

Deixe uma resposta