1 mês, 30 livros: day 15, favorite holiday book

olha, essa vai ser boa 🙂 pra mim a interpretação de “livro de feriado” vai ser aqueles livros que eu só tinha acesso nas férias ou feriados, na casa da minha avó, ok?

havia muitos livros na minha casa, e minha mãe filtrava através de recomendações “esse ainda não é pra sua idade, sugiro ler mais tarde”, embora não houvesse exatamente uma censura (tanto que li christiane f. com 12 anos, apesar da recomedação da minha mãe. achei educativo).

dito isso, havia os livros escondidos, mas na casa da minha avó. ela era fã da maldita e mega trash adelaide carraro.

*** pausa dramática ***

acabo de descobrir que ela ficou órfã aos 7 anos em VINHEDO. olha a coincidência! =O

*************************

pois eu li escondido todos os livros dela que havia na casa, ainda muito jovem (talvez uns 10 anos), absolutamente feliz com as referências a coisas “proibidas” pra crianças — sexo, drogas e desgraças em geral. lia com uma mistura de choque e prazer de descobrir coisas que não queriam que eu descobrisse.

não lembro quais livros dela eu li 🙁 mas lembro da sensação de “oba, vou poder ler os livros proibidos”! lembro de histórias muito tristes, cheias de desgraça e coisas que não deviam acontecer a ninguém. crianças abandonadas, orfanatos, drogas, políticos corruptos, gente má, abuso sexual.

sabe lá qual foi a influência dessas leituras na minha jovem mentezinha. sei que a lembrança de fazer algo proibido e que não era pra minha idade é muito boa 😀

e agora eu quero ir lá na estante virtual, comprar todos os livros dela que encontrar e ler tudo de novo. damn it.

Deixe um comentário