tiramisu de baileys

nunca tinha feito tiramisu, mas sempre achei uma sobremesa interessante porque leva café, que eu adoro. e cacau em pó, que é puro amor! essa referência do link menciona uma curiosidade a respeito da suposta origem do nome: “che ti tira su” (que te faz levantar), já que leva café, açúcar e cacau 🙂 será?

pesquisei bastante as receitas disponíveis na internet e encontrei uma muito boa no site da nigella, que transcrevo aqui com observações minhas.

Tiramisu 100% aprovado!

ingredientes

500g de mascarpone em temperatura ambiente

75g de açúcar de confeiteiro (creio que qualquer tipo funcionaria OK)

2 ovos separados

1 xícara de Baileys (achei receitas usando vinho Marsala e Rum, deve ficar excelente também, e suponho que se pode usar só o café)

1 xícara e 1/2 de café espresso

300g de biscoito champagne (sobraram umas 5 bolachas na minha receita, vai depender do tamanho/formato do seu refratário)

2 colher de sopa de cacau em pó

 

utensílios

batedeira (mas dá pra fazer na mão), refratário médio-baixo para montar 2 camadas, vasilha para o líquido que vai molhar o biscoito, peneira para o cacau.

 

modo de fazer

prepare o espresso e coloque em uma vasilha juntamente com 3/4 do Baileys. deixe esfriar enquanto prepara o restante.

bata na batedeira as gemas e o açúcar, até que a mistura fique fofa e clara. adicione 1/4 restante do Baileys, e aí adicione o mascarpone à mão (eu coloquei na batedeira, achei que talhou um pouco, acho que precisa ser mais delicada essa mistura). bata as claras em neve (ela recomenda usar somente 1 clara, mas eu achei que a mistura ficou densa demais, acho que as 2 claras dariam uma consistência melhor) e adicione à mistura de mascarpone delicadamente.

Tiramisu de Baileys. Durmam com essa ;)

molhe os biscoitos na mistura de café e Baileys, sem exagerar (não deve encharcar, só deixar absorver um pouco do líquido de todos os lados). coloque a primeira camada de biscoitos, e por cima metade da mistura de mascarpone. monte mais uma camada de biscoitos molhados, coloque a segunda camada de creme até cobrir completamente, e leve à geladeira.

polvilhe o cacau em pó na hora de servir somente, senão ele fica úmido e a aparência não é tão bonita. eu coloquei uma quantidade maior de pó do que a receita original, porque adoro cacau, mas é bem intenso. para quem não gosta tanto do amargo do chocolate, pode usar menos cacau ou pó de chocolate misto com açúcar.

Deixe uma resposta