[2019] Cada celebridade masculina que aparece casando eu lembro da ocasião em que (faz muito tempo, talvez antes do Otto nascer) uma mulher disse que eu era mãe do Fer.
Fiquei muito chateada, e me achando A VELHA. Até porque uma mulher parecer ter qualquer idade acima de 30 anos é demérito e algo a ser evitado, escondido, maquiado e resolvido.
Mesmo ele sendo 2 anos mais jovem, tenho bastante certeza olhando todas as nossas fotos que parecemos ter mais ou menos a mesma idade. De onde vem esse julgamento?
Há poucos anos me toquei: homens devem ter companheiras sempre MUITO mais jovens, essa é a expectativa. O Fer com 35 devia estar com uma mulher de 20; agora com 45, provavelmente também.
Acabei de ver as fotos lindas do casamento de Idris (46) e Sabrina (29). Terceiro casamento dele. Eles envelhecem e a idade das mulheres novas só diminui.
Até por isso, meninas e moças: estudem, trabalhem, dediquem-se a vocês mesmas. Ficar colocando ficha em relacionamento é roubada, porque nosso prazo de validade é curtíssimo.
**
[2024] Outro dia num grupo de mulheres que participo no Feysse contei essa história pra uma mulher que estava se sentindo a última porque acharam que ela era mãe do marido que é mais velho.
Não é sobre nós — é sobre eles. Não, nós não parecemos mães deles, mas sim, estamos velhas demais pra uma sociedade que espera que homens sempre estejam com mulheres da mesma idade (menos de 30) não importa em que fase da vida.
Essa história que contei aí em cima eu tinha uns 35 anos, gente. JOVEM.
E tem outra, lógica parecida: eu no mercado com Otto, que tinha uns 8 anos (ou seja, eu tinha 44) e o rapaz me chamou de AVÓ dele.
Fiquei horrorizada por um instante, mas na realidade daquele rapaz e de uma enorme maioria do mundo, mulher aos 44 tem netos sim, porque começou a parir com menos de 18. A ideia de que mulheres tenham filhos bem depois dos 30 só faz sentido pra uma pequena parte da população.
Não é sobre nossa aparência, é sobre nosso papel na sociedade.