(sem título)

fruta da estação

mexerica… tangerina? bergamota!

ber.ga.mo.ta sf Bot (turco beg armûdi, pêra do príncipe, via ital)

1 designação da mexerica no rio grande do sul; mimosa, no paraná; tangerina, no rio de janeiro, laranja-cravo, em outras regiões, de cuja casca se obtém um óleo volátil muito usado em perfumaria. 2 fruto dessa árvore.

*

amo mexerica e amo palavras, é. e desde que aprendi porque mexerica se chama mexerica, comê-la se tornou um prazer ainda maior. não sabe o porquê? olha que lindo:

me.xe.ri.car (de mexer)

vint 1 fazer mexericos ou intrigas: mexericar não é próprio de gente educada. vtd 2 intrigar: mexericava não só os hóspedes, mas até os criados. vtd e vpr 3 contar (alguma coisa) malevolamente em segredo: mexericava as brigas dos casais vizinhos.”mexericava-se que um rapaz do porto fora visto, …cochichar com irene” (camilo castelo branco, ap laudelino freire). vpr 4 descobrir-se por si, revelar-se: piando, piando, os pintinhos mexericavam-se no cesto coberto.

quem nunca sentiu subitamente aquele cheiro doce e ácido, não ficou com a boca cheia d’água e percebeu que alguém descascava uma mexerica-mexeriquenta?! pois deixo que ela fale sem palavras, que todos saibam que eu como gomo a gomo, mãos e boca melecadas; que fiquem minhas mãos cheirando a fruta o resto do dia: ela vale o sacrifício.

Deixe um comentário