by
on
under
tagged
Permalink

comidas para a alma

há comidas de todo o tipo, para todas as ocasiões, mas as que eu mais gosto são aquelas que alimentam a alma, deixam a gente com aquela sensação de felicidade física. são comidas quentinhas. na sexta-feira eu fiz uma dessas comidas de alimentar amigos e amores numa noite de inverno. é comida simples, com aquela cara de gororoba, mas que é boa até morrer. vai a receita:

molho de ossobuco

uns pedaços de ossobuco

cebola picado

alho picado

azeite

sal

alecrim, cominho, pimenta

pimenta de cheiro (1 bolinha, sem picar, é suficiente)

salsinha e cebolinha

tomates pelados

sal a gosto

água

refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite (só o suficiente pra não grudar). coloque os ossobucos, água até cobrir e tempere com o que gostar (ou use a sugestão que coloquei na receita). deixe cozinhar em panela de pressão por 20 minutos (sabem como é: quando começar a chiar, comece a contar).

tire do fogo e verifique o tempero e a água. corrija o que faltar, tire os ossos (que já devem ter se soltado — deixe o tutano do meio do osso no molho, pelamordedeus!) e coloque os tomates pelados (se for de lata, coloque com água e tudo). coloque pra cozinhar mais 15 minutos na pressão e depois é só deixar apurar, fora da pressão, a seu gosto. a carne desfia completamente, fica um molho grosso, bem pesado, com o tutano misturado.

dica para iniciantes: não encha a panela de pressão mais que 2/3. as panelas mais novas têm marcas de máximo, preste atenção. a quantidade que fiz pra esse molho é 2/3 da panela normal antes de cozinhar, reduzindo a 1/2 no fim.

polenta cremosa

1/2 pacote de fubá pra polenta (pode usar fubá fino ou grosso, eu prefiro grosso)

1/2 panela grande de água (grande mesmo, tipo 1 palmo e meio de altura)

cebola, alho, sal, o que quiser

se tiver caldo de carne, use, fica bom

colher de pau

pano de prato para proteção das suas maõzinhas

queijo parmesão ralado grosso (não compre de saquinhos, pelo amor de deus)

refogue os temperos todos no panelão, coloque a água, o caldo de carne, se quiser, acerte o sal e deixe ferver. quando ferver, coloque o fubá aos poucos, mexendo com colher de pau pra não empelotar. e aí é salve-se quem puder: vai mexendo com a colher de pau e tome cuidado pra não se queimar com o fubá quente que espirra pra caramba. se conseguir passar da fase da espirração, tudo melhora: a polenta começa a ficar grossa e pesada de mexer, mas espirra menos, forma bolhas grandonas. cuidado mesmo assim. vá mexendo até ficar bem pesado, como um mingau bem grosso. adicione o queijo (quanto gostar; eu gosto de colocar bastante), mexa-mexa-mexa e pronto: pode colocar numa travessa e servir. dica: você pode colocar também pedacinhos de queijo, em cubinhos, fica legal.

essa quantidade animal serve 6-7 pessoas tranquilo.

para servir

você chame amigos bem queridos e coloca todo mundo numa mesa grandona, com pratos fundos (essa parte é essencial). sirva a polenta imediatamente e o molho de ossobuco num panelão com concha. coloque a polenta no fundo do prato e jogue muito molho por cima. coma quentíssimo.

0 comments to “comidas para a alma”
0 comments to “comidas para a alma”

Deixe um comentário