bolo de chocolate chiquezinho

vou ser sincera — eu esperava mais dessa receita, pelos ingredientes. mas minha impressão pode estar sendo afetada pelo fato de ele QUASE ter queimado (salvei no último minuto). depois de provar 2 bocados acabei achando que ele ficou um pouco mais cremoso que o bolo normal de chocolate. vale como “bolo de festa”, mas não como “bolo de semana”, como eu costumo fazer.

Chocolate! (Quase deu errado, mas salvei)

ingredientes

3 ovos
300g de açúcar
110g de creme de leite
40g de óleo (5 colheres de sopa)
40g de ganache* de chocolate
150g de farinha de trigo
70g de cacau (coloquei metade, o meu cacau é 100% e forte pra caramba)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal

utensílios

batedeira, vasilha e panela para o banho-maria do chocolate, medidor, colher, peneira

modo de fazer

pré-aqueça o forno a 180C.

bata os ovos e o açúcar até ficar fofo e claro. junte o óleo, creme de leite e a ganache. bata bem. adicione então os secos peneirados (farinha, cacau, sal e fermento).

unte e enfarinhe 2 formas médias, e divida a massa em 2 para assar. asse por 20-30min em forno baixo (180C). fique atento, ele realmente assa rápido.

desenforme depois de frio, recheie e cubra com a ganache (ou invente seu recheio/cobertura!). o bolo é bem macio, cuidado ao manipular para montar.

**

a ganache: consiste de manteiga, chocolate (usei callebaut 70%) e creme de leite. pra essa quantidade de bolo, pode usar 150g de chocolate, 1 lata de creme de leite e 2 colheres de sopa cheias de manteiga.

derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite e manteiga, misture bem e mergulhe de cabeça dentro deste recipiente de prazer culinário (brincadeira, espere esfriar um pouco e pode rechear ou cobrir os bolos).

🙂

Deixe uma resposta