Em busca das boas protagonistas de ficção científica ou terror

Ultimamente eu escuto muitos livros, de vez em quando leio no Kindle e não me lembro a última vez que peguei um livro em papel pra ler. A piora da visão de perto é a minha desculpa (uso óculos na frente do computador mas nem lembro de usar pro resto, aí atrapalha ler livros de improviso). Tenho amado ouvir livros, então por enquanto tá tudo ok.

Depois do luto de acabar a série imensa de Duna, tentei uns livros de zumbi (adoro), comecei a ouvir umas aulas sobre Ulisses (pretendo ler), e depois de me irritar com livros de zumbi mega sexistas (homens fodões e altruístas, mulheres mandonas porém inúteis — pura ficção, só que ruim) voltei pros clássicos e ouvi Frankenstein e Drácula (Bram Stoker).

Ambos muito legais, mas é puxado ser mulher feminista e aturar também o sexismo bem intencionado. As mulheres todas mocinhas heroicas inúteis. Fofas, porém tão importantes na trama quanto as cortinas da decoração.

Resolvi assistir o Drácula com Gary Oldman, filmaço, Keanu, Winona, delícia. Ô desgosto — apesar do deleite de rever um clássico, me espantei em perceber que na versão do Copolla, Mina não é a musa inspiradora dos homens caçadores de vampiro, ela é aliada do vilão! Mulher que trai e vira casaca, defendendo o conde violento que se faz de vítima da sociedade. Putaquepariu a mulher feminista não tem paz?!

Fui num grupo de ficção caçar indicações de outras mulheres que, como eu, querem boas protagonistas mulheres em histórias de apocalipse. Comecei a ler um deles, curtinho, bem escrito, as protagonistas são mulheres. Mas…

1) número um é lésbica advogada mandona líder e com cabelos loiros lisos e lábios sensuais 🙃

2) número dois é esposa oriunda de casamento com violência doméstica, mignon, morena de olhos castanhos e muito passiva, buscando na nova amiga a figura de proteção e direção 😩

Puxadíssimo, gente. Continuo na busca. Indicações são sempre bem vindas 🙂

Deixe um comentário