1 mês, dia 31: um livro que é difícil mas você ama assim mesmo

pois que o mês pode ter 31 dias, não, tina? 🙂

decidi incluir esse dia além do combinado porque não tinha como não mencionar um dos meus livros favoritos da vida, tão lindo, sagarana. o livro é formado por contos, ou antes histórias que de alguma forma se entrelaçam, sempre cheio de invenções de palavras e formas de expressão tão típicas de guimarães rosa, um autor que admiro e aprecio muito.

gosto de como ele inventa palavras, a partir de outras ou de sons, gosto de parecer tão coloquial e ao mesmo tempo tão complexo. e as idéias e frases se desenrolam loucamente, conduzindo a gente como se fosse correnteza. acho que é a única forma que consigo explicar!

e ouso dizer que esse livro (e o autor de forma geral) influenciou minha prosa e meu modo de formular idéias e histórias. vira e mexe encontro algo nos meus textos (e principalmente na minha forma de contar histórias pessoalmente, ao vivo) que tem um quêzinho dele, desse jeito de dizer coisas como se fosse parte de uma canção. quero crer que meus textos — e minha fala — são musicais. é assim que eu penso, e ouço, e gosto.

mas são difíceis, os textos dele. as leituras dele, pelo menos pra mim, são intensas e demandam bastante atenção. outro problema que encontro nos livros dele é o desafio de decidir quando parar: é difícil achar o vou chamar de “pontos de retomada”. costumo ler à noite, e não muitas páginas de uma só vez, ultimamente. encontrar aquele local bom de parar pra poder retomar depois, no outro dia, é bem difícil nos livros dele. talvez seja uma dificuldade só minha, mas acho a pontuação difícil, e os períodos longos. dá trabalho retomar 🙂

não podia deixar de citar o livro, e o autor, então aqui está meu último dia 🙂

One comment to “1 mês, dia 31: um livro que é difícil mas você ama assim mesmo”
One comment to “1 mês, dia 31: um livro que é difícil mas você ama assim mesmo”
  1. E fechou com chave de ouro! Sempre li muito, mas nunca li Guimarães Rosa, acredita? Mas esse seu post foi tão lindo, e tão poético e musical, que me deixou com lágrimas nos olhos. Com certeza você tem esse talento. Se parece com Guimarães Rosa eu ainda não sei; mas fiquei morrendo de vontade de descobrir! 😉

Deixe um comentário