Livros: uma lista #8

embora meu #livro8 (que é uma trilogia) seja infanto-juvenil, eu li já adulta e recomendo pra qualquer idade.

fronteiras do universo, ou “his dark materials” de philip pullmann (nome bem melhor no original) é uma história complexa mesmo que não se considerem todas as questões religiosas e politicas envolvidas na narrativa. pra quem “nada no raso”, é a história da pré-adolescente Lyra, que vive num mundo dominado pela igreja, e é envolvida numa trama de sequestro de crianças. no desenrolar da trilogia a gente descobre que a trama é uma mistura de ciência, política, religião e espiritualidade, tudo misturado com essa fase da transição da infância para a vida adulta.

pra quem “nada no fundo” é delicioso pescar as referências históricas, religiosas, mitológicas e todo o drama de tornar-se adulto, deparar-se com a injustiça, a dor, os primeiros amores e enxergar o mundo com outros olhos.

recomende esse livro a um pré-adolescente, ou adolescente. é muito bem escrito, bem pensado e tem muita coisa legal pra conversar se for uma leitura conjunta. eu li esse livro “junto” com o Gabriel, que na época fazia seu doutorado em literatura e queria algo leve pra ler. acho que não foi tão leve assim, com base nas nossas conversas regadas a muito chá na cozinha sobre essa história empolgante e comovente.

aqui um artigo (em inglês) sobre a trilogia: https://www.theguardian.com/books/booksblog/2017/feb/16/his-dark-materials-lessons-for-today-philip-pullman-the-book-of-dust

Deixe uma resposta