retrospectiva 2011

eu sei que o blog anda abandonado, mas a verdade é que eu ando meio abandonada de mim mesma. entre bebê, casa, trabalho e projetos eu escorro pelo ralo e sumo.

mas foi tanta coisa esse ano, e coisas que ainda nem posso contar porque estragaria a surpresa de 2012 😉 que olha… ufa!

comecei este ano em licença maternidade, com um bebê de 4 meses dando MUITO trabalho. quem acompanha o fabricando sabe o quanto esse nosso bebê nos esgotou. não é à toa que apelidamos de belzebu-menino. só exorcista pra ajudar 🙂

em março voltei a trabalhar, depois de 8 meses fora, ainda mantendo a rotina de ordenha de leite pro menino mamar. 3 meses depois, mudei de área na empresa, e de escritório: saí de valinhos e fui pra jundiaí. como nossa casa é no meio do caminho, pelo menos nessa área nada mudou. mas o trabalho, a equipe, os clientes, o escritório, a rotina, tudo mudou. mil desafios, diferentes dos anteriores. tudo novo de novo pra conquistar.

o bebê cresceu, aprendeu a comer, dormir um pouco melhor, andar e balbuciar as primeiras palavras. descobri um novo tipo de amor e encantamento que realmente só existe de pai/mãe pra filho. tudo novo, de novo.

e o casamento? um desafio atrás do outro, pois junto com o bebê nasceram um pai e uma mãe, que se conheceram naquele momento, e ainda estão se conhecendo. vamos aprendendo no dia a dia como ser pais e mães e continuar sendo companheiros. o stress e cansaço aumentam, e dificultam tudo, mas o amor aumentou e agora é multiplicado por três. e nas horas de desespero, no meio da madrugada, ríamos histericamente. porque é rir ou chorar, e nossa escolha sempre foi muito clara.

e iniciamos um projeto, que em breve vocês vão conhecer, um empreendimento que era sonho e virou negócio. porque queremos gerenciar algo nosso, porque acreditamos que é possível produzir as coisas que achamos bonitas e legais. são 9 meses de projeto, de muito erro e acerto e sobretudo de muito aprendizado. aguardem notícias em janeiro 🙂

no meio do ano, adotamos uma cachorrona vira-lata linda, preta e mais doce que chocolate. ela foi abandonada, estava doente, mas foi tratada e o destino nos fez conhecê-la. nós, que estávamos cuidando da nossa pretinha nos últimos meses de vida, ganhamos uma outra preta peluda, cheia de amor e carinho pra dar. a mais doce das criaturas, que agora nos acompanha e aos poucos se tornará a amiga de infância do otto. batizamos nossa preta de nai, nome de uma personagem preta e linda de uma série que gosto muito.

nossa pretinha, o furão mais lindo e perfeito que já vimos, se foi em outubro, na madrugada do primeiro dia. seu coraçãozinho, fraco há meses, desistiu de bater e ela praticamente se apagou feito vela. dissemos nosso adeus à última dos nossos furões, e foi como dizer um adeus a todos eles. foi doce, mas doído. e lembramos de todos eles, juntando as coisinhas que guardamos nestes 8 anos de casamento, todos eles acompanhados de furões fazendo bagunça pela casa.

e o timing foi perfeito, pois estava impossível administrar o bebê engatinhando/andando e um furão. furões e bebês não combinam, e estávamos sofrendo com a separação dos nossos amores na casa. a pretinha se foi na hora certa, assim como veio. e temos fotos do otto com ela, pra que possamos contar histórias, pra que ele saiba que antes dele, furões reinavam na nossa casa. pois há um legado a carregar: de amor, diversão, curiosidade e carinho que queremos que ele leve consigo pra onde quer que vá.

pois que em 2011 aprendi a ser mãe, empresária, recomecei meu trabalho com equipe e metas totalmente novas, descobri de novo o que é ter cachorro em casa e disse adeus à era dos furões. a vida virou de ponta-cabeça, e continua virando, porque afinal é assim que sou, esse é meu caminho.

a família, e os amigos, foram fundamentais esse ano. descobri que tenho na família do fer também minha família, e me aproximei mais dos meus irmãos, perdoei meus pais por tantos desacertos. e seguimos tirando as pedras do caminho, já que escolhemos também caminhar nas trilhas, descobrindo. e se por um lado é mais difícil, por outro é também supreendente e belo, se soubermos observar as pequenas coisas.

sigo aprendendo e, sempre que possível, ensinando os que me cercam a ver o caminho das formigas, a teia de aranha, as nuvens. a rir do sorriso e pensar (não — SABER!) que sempre, sempre, há caminho, mesmo que não esteja visível. que às vezes cabe a nós observar e ver sinais sutis de direção. como gandalf, nas minas, para os nerds 🙂

2011 foi difícil. mas sempre é, nunca me deixo esquecer. 2012 será melhor, e provavelmente tão cheio de desafios quanto os anos anteriores, mas serão desafios novos, e da  minha parte garanto que meus olhos estarão limpos e cheios de vontade de ver o mundo.

feliz natal e um 2012 cheio de descobertas pra todos nós!

17 comments to “retrospectiva 2011”
17 comments to “retrospectiva 2011”
  1. Zel,

    Nao lembro de ja ter comentado aqui no blog, mas desejo a voces todos muito tudo de bom, muito crescimento e aprendizado conjunto. E espero que voce possa continuar compartilhando um pouco de voces, que para mim, eh praticamente um exemplo de vida 🙂

    Beijo grande!

  2. Que texto lindo, Zel.

    Dá pra sentir nas suas palavras o quanto o seu coração está transbordando de amor, e isso só faz bem, só traz o que é bom.
    Parabéns por todas as coisas boas que lhe aconteceram, principalmente o Otto! Não sou mãe, mas dizem que um bebê na família traz renovação. E de certa forma, concordo… acho que as pessoas começam (ou voltam) a olhar para a vida com mais doçura.

    Muita luz e crescimento para você e toda sua família em 2012!

    Da sua fã semi-anônima carioca,

    Danielle

    • tem amor, tem cansaço, tem stress… hahahahaha! mas tem principalmente ESPERANÇA, isso é que importa. acho que de todas as minhas poucas qualidades, a melhor é ser sempre esperançosa e crer que o futuro será melhor, e batalhar pra isso. obrigada por comentar e por trazer um pouco do seu carinho, isso faz muito bem pra mim 🙂 um beijo!

  3. Zel,
    Eu não te conheço pessoalmente mas adoraria, de coração. Não vou dizer que gosto de você de graça, porque realmente não é de graça. Gosto de você pelo que eu consigo ver (na verdade ler, rs) em suas palavras. Acompanho um pouquinho da sua vida desde o início da sua gravidez pelo blog, momento em que eu também iniciei a minha gestação. Fui acompanhando mês a mês e me emocionando e rindo com as suas histórias. Nossos filhos têm dois meses de diferença e são muito, mas muito diferentes (o Otto é um anjo perto do Yuri). Gosto dos seus pensamentos, das suas idéias, do seu jeito de ser e de levar a vida. Gosto de você.
    Eu realmente desejo de coração tudo de bom pra você, todos os sentimentos bons que alguém pode desejar a uma outra pessoa. Um ótimo 2012 para nós.
    Beijão.
    Êmili.

    • querida, eu também gosto de você 🙂 tenho dificuldade de acreditar que o otto pareça um anjo perto de qualquer bebê! hahahahhahaha! e quando quiser conhecer pessoalmente, é só combinar tá? onde você está? beijos e um 2012 maravilhoso pra você!

  4. vou chover no molhado de novo, dizendo o quanto seus pensamentos foram e são importantes em minha vida.
    penso que transformar o mundo para melhor é isso, abrir seu coração, e ter o poder de modificar pensamentos com isso.
    que 2012 venha para você e os seus cheio de boas novas, felicidade e crescimento e que vc continue nos presenteando com suas letras tão bem alinhavadas.
    um grande beijo e muita saúde!

    • selma, querida: obrigada. eu também acho que uma forma de melhorar o mundo é através da conversa, de contar um pouco para os outros como nos sentimos, pensamos, o que fazemos em situações difíceis e tal. podendo ajudar UMA pessoa, já é muito, não é? que seu 2012 seja lindo e cheio de surpresas boas!

  5. Ivanise o que dizer de vc, de uma pessoa que sabe como usar as palavras e tocar agente, a vida é um eterno aprendizado, onde estamos aqui p arriscar, errar e aprender , com agente mesmo e com os outros, obrigada p ter feito parte de um pedacinho da minha infância qdo estudávamos juntas, e fazer parte mesmo de longe, pois eu conheci uma Ivanise, e hj de longe acompanho uma Ivanise, que faz a gente repensar em muitas coisas na caminhada de nossas vidas, com suas palavras através do blog, uma nova pessoa esse ano eu conheci em vc a MÃE Ivanise, parabéns !!!
    Menina, mulher …. e Mãe … essa é a Ivanise.
    bjs muito sucesso na sua vida sempre !! Te admiro muito !!!
    Dri 🙂

  6. Zel, que depoimento mais lindo, real e emocionante foi esse. Nos vimos poucas vezes.. mas tenho por vc um carinho que vem da relação que tenho da com a Dê … o seu depoimento fez um filminho na minha cabeça. Adorei! Beijocas na familinha linda, Fernanda

  7. Zel,
    acompanho todos os comentários acima. Fiquei algum tempo sem ler seu blog e hoje me deparei com estes dois belíssimos posts que estão no topo das publicações.

    Em meio ao pântano da internet e das mídias sociais, isso aqui segue como um ponto de prosa tranquila, sempre saio mais leve depois de ler seus relatos.

    Toda sorte do mundo e alegria pra vocês.

    um abraço

    • rodrigo, que felicidade saber que de alguma forma os posts aqui deixam alguém mais feliz, mais otimista! essa é a ideia. eu realmente acredito na disseminação da alegria, gentileza e amor pelo exemplo, “contaminando” os que estão ao meu redor. um beijo pra você.

Deixe um comentário