Home > dicas, eco > reduzir, reusar e reciclar

reduzir, reusar e reciclar

Sei que compostagem não é viável pra muita gente, já que precisa de terra e algum espaço (além de minhocas :)) mas olha: que coisa impressionante é observar os volumes de lixo reciclável, compostável e o resto.

 

O reciclável é de longe o mais volumoso, e me dói ver a quantidade de plástico e papel que usamos e jogamos fora por mero capricho. Se por um lado a embalagem do leite (ou suco) é prática, e difícil de não usar, por que precisamos de tanto plástico e papel embalando comida e produtos? Certeza que dá pra minimizar isso, precisamos de embalagens mais inteligentes.

 

Aí vem o compostável (restos de todas as frutas, legumes, verduras e grãos crus), que é menos volumoso que o reciclável mas bem maior do que eu imaginava. É mais ou menos o dobro que o lixo que realmente jogo no lixo!

 

O processo de compostagem demora mais do que eu imaginava, mas como está lá no canto do meu quintal, não me incomoda (e nem cheira ou atrai bichos estranhos, a propósito).

 

A menos que você ache formigas e mosquitos em geral estranhos 🙂 mas esses fazem parte do nosso dia a dia, junto com besouros, baratas do mato, borboletas e mariposas, aranhas…

 

Se tiverem oportunidade de fazer compostagem, recomendo. Junto com a reciclagem, dá pra ver o lixo reduzir muito.

 

Mas busco lembrar da meta, na ordem: reduzir; reusar; reciclar (por último, em último caso).

Categories: dicas, eco
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.
You must be logged in to post a comment.