fabricando

contando sozinho!

July 11, 2012 · Leave a Comment

o vocabulário do otto vem se expandindo, semana a semana, e com 1 ano e 9 meses ele ainda não formava frases mas já explorava bastante as palavras.

coruja e caramujo são UUÚ; gá-tô; au-au; am-bá (saruê); o morcego é IR, graças ao morcego moacir de pelúcia; rato-pato (que é um personagem da história de dormir) é ATO-PÁ; pa-tô; co-có; ovelhinha é BÉ-É-É; o único animal ele fala PERFEITO é águia.

muitas das explorações de vocabulário dele têm a ver com pessoas, e — FINALMENTE! — neste mês ele começou a falar direitinho mamãe, mãe e MAMI! <3

além de aía, que é a maria, a babá, e pau que é a tia paula, ele fala artá (marta, que ajuda com a limpeza da casa), vovó véa, vovó lu, tia, pé-go (prego, o jardineiro que ele ama) e kito (tio). os verbos aparecem aqui e ali, mas sempre e principalmente qué (quer), ábi (abre), papá (comer ou comida), naná (dormir), mamá (mamar). e tem chulé, janjão (o camaleão de brincar no banho), ága (água), aqui (sempre apontando, pra dizer exatamente ONDE), úa (rua) e uá (lua), EU (que muitas vezes significa outra pessoa :D ), ábo (rabo, seja de bicho seja de cabelo).

a fofura maior é ele chamando a si mesmo de otto, apontando pra barriguinha! “quem tá fazendo bagunça?” “OTTO!”, aponta.

não sei se isso é comum nesta idade, não convivemos muito com crianças, mas ficamos impressionados porque ele aprendeu a contar e falar os números, “sozinho” (sabemos que ele aprendeu com alguém, mas não teve intenção da nossa parte tipo “vamos ensinar o menino a contar”). ele mostra os dedinhos quando conta (uuum — 1 dedinho; dôsh — 2 dedinhos com o maior esforço). o tês e cáto ele fala e não faz dedinhos. mas conta “uuum, dôsh IIIII XÁ!” (1, 2 e já), e se joga, enfim, faz alguma ação depois do JÁ 😉

no meio das brincadeiras ele viu 2 gatinhos no livro e disse: “ga-tô. uuum, dôsh!” e mostrou 2 dedinhos! e logo depois mostrou a mãozinha (“uuum”), a outra mão (“ooô” — outra) e mostrou 2 dedinhos (“dôsh!”). mesmo sem nossa intenção de ensinar a contar, ele entendeu como funciona e achou legal :)

Categories: tagarela
Tagged: ,

0 responses so far ↓

  • There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

You must be logged in to post a comment.