fabricando

diário do otto: 5 meses

February 9, 2011 · Leave a Comment

otto,

caramba, esse mês foi incrível! além de aprimorar suas habilidades de se virar de bruços, você está também quase sentando sozinho. você tomba, todo desajeitado, mas já consegue ficar sentadinho no colo e no sofá com alguma escora 🙂

sua coordenação motora melhorou muito, você agora pega tudo o que vê pela frente com bastante firmeza, e leva sempre à boca (e continua babando um monte). segundo seu pediatra, o babar e levar tudo à boca são reflexos que estimulam o nascimento dos dentes (e não o inverso, como eu imaginava). você também morde muito a gente: dedos, mão e até nariz, queijo e bochecha. aliás, você AMA morder a minha bochecha, e me deixa toda babada 🙂 você é esperto, e não morde a bochecha cabeluda do seu pai, só a minha… agora você agarra nosso cabelo, puxa orelha, brinco, óculos e já tentou arrancar a cortina do corredor algumas vezes.

desde o começo deste ano você dorme no seu bercinho a noite toda. apesar de “acordar” (na verdade você só resmunga, nem chega a abrir o olhinho) a cada 3 ou 4 horas pra mamar, quase não dá trabalho depois que dormiu. em compensação, pra dormir… você continua um capeta. só dorme no colo, depois de muito esforço e choro. você detesta dormir, essa é nossa conclusão. fica chato, olhinho vermelho, bocejando e cansado, mas não se rende. esperamos que essa resistência melhore com o tempo…

esse mês teve uma primeira vez muito boa: você entrou na piscina, e adorou! você é muito calorento, e ficou feliz da vida em entrar na água fria. achamos que você talvez chorasse, mas que nada, você amou. agora entramos na piscina com você por volta das 18h todo dia, se estiver calor. pra mim tem sido a hora mais gostosa do dia: você no colo na água fresquinha, sem forçar minhas costas e grudadinho!

você tem “falado” um monte (parece uma maritaca dando gritinhos), e ainda não estranha ninguém. é super-simpático e risonho com todo mundo, só briga mesmo pra dormir e quando está com fome. um amor de menino. você adora brincar com seus pais (especialmente seu pai. você é louco por ele!), com a maria, comigo, com sua tia paula, tia sandra, e com a fátima, a mulher do prego, nosso jardineiro. você gargalha pra ela (e só pra ela), basta ela falar qualquer coisa. ainda não descobrimos de onde vem tanta graça 🙂

a coisa que mais diverte você ainda são as plantas e flores. é muito fofinho como você gosta de passear no quintal e brincar com as folhas. às vezes, só isso acalma você…

o calor nesse verão está infernal, e damos graças pela piscina e o quintal. você é muito calorento, tem tomado pelo menos 3 banhos por dia pra refrescar. esperamos ansiosamente pelo inverno!

você voltou a mamar normalmente, a cada 3h (10 a 15 minutos), inclusive à noite. decidimos com seu pediatra em começar a dar sucos e frutas, pra aliviar a sua fome e iniciar a adaptação à minha ausência. e março volto a trabalhar, e já estou aqui preocupada por antecipação. espero que seja tudo tranquilo, e eu não me sinta muito culpada. saudade eu vou ter mesmo, isso não tem jeito, mas pra dizer a verdade acho até saudável não sermos tão grudados. você precisa conviver com outras pessoas, ser independente e quando estivermos juntos fazemos valer essas horas o máximo possível.

você está cada dia mais lindo e interessante, e mal podemos esperar pra conhecer melhor você quando começar a falar e andar. mês que vem conto a saga da alimentação 🙂

as fotos continuam sendo tiradas à exaustão… veja aqui seu quinto mês de vida.

um beijo da mamãe.

Categories: diário
Tagged: